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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33992
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão da educação corporativa para a aprendizagem e desenvolvimento organizacional e pessoal : percepção dos funcionários de banco público |
Autor(es): | Gonçalves, Carlos Eduardo Cavalcanti |
Primeiro Orientador: | Satur, Roberto Vilmar |
Resumo: | As instituições financeiras têm o constante desafio de proporcionar aos seus funcionários, em todos os níveis, condições de aprimoramento educacional suficiente para as demandas trazidas pela realidade atual, e isso pode ser feito pelo que se denomina de educação corporativa. No sentido de contribuir com o tema, este estudo foi fruto de uma pesquisa realizada em um banco público brasileiro. O objetivo geral foi o de analisar as percepções dos funcionários de agências a respeito da educação corporativa que lhes é oferecida para a aprendizagem e desenvolvimento organizacional e profissional e propor ajustes visando o seu aprimoramento. Quanto a metodologia, a amostra pesquisada foi composta pelos quadros de funcionários de seis agências do respectivo banco, localizadas em João Pessoa/PB. Essa pesquisa foi concretizada através de aplicação de questionário junto aos funcionários, configurando uma pesquisa qualiquantitativa e descritiva. Todos os funcionários que aceitaram participar da pesquisa responderam o questionário. Os principais resultados revelaram uma percepção predominantemente positiva em relação aos aspectos avaliados, apesar de níveis significativos de discordância e insatisfação, frequentemente acima de 20%, mesmo nas questões mais positivamente percebidas. Isso evidencia a necessidade de implementar um sistema de feedback mais eficaz para capturar e responder às preocupações dos funcionários em tempo hábil. Uma das indicações que ficou evidente nos resultados, demonstrou que os funcionários desejam que sejam expandidas e/ou retomadas as ofertas de treinamento presencial ou semipresencial, refutando boa parte dos que são 100% EaD. Acreditam que o presencial promove maior interação e aplicação prática dos conteúdos, e aumentam a flexibilidade dos programas educacionais para atender às preferências individuais dos funcionários quanto ao formato e modalidade de aprendizagem. Outro desejo é por cursos mais práticos, aplicados a realidade operacional do trabalho no dia a dia. Como propositura, deixam-se sugestões de cursos e atividades que podem ser implantadas para atender tais demandas de modo a aumentar a satisfação com as atividades da universidade corporativa. As principais conclusões são de que o mundo virtual não consegue trazer a mesma interação e satisfação que os encontros presenciais, mas que nenhum deve ser descartado e portanto, a melhor forma é oferecer um catálogo híbrido que misture cursos presenciais e virtuais. |
Abstract: | Financial institutions have the constant challenge of providing their employees, at all levels, with sufficient educational improvement to meet the demands of the current reality, and this can be done through what is known as corporate education. In order to contribute to the subject, this dissertation is the result of research at a Brazilian public bank. The general objective was to analyse the perceptions of employees at branches of a public bank regarding the corporate education offered to them for organisational and professional learning and development, and to propose adjustments aimed at improving it. In terms of methodology, the sample was made up of employees from six branches of the bank, located in João Pessoa/PB. This research was carried out by applying a questionnaire to the employees, making it a qualitative, quantitative and descriptive study. All the employees who agreed to take part answered the questionnaire. The main results revealed a predominantly positive perception of the aspects assessed, despite significant levels of disagreement and dissatisfaction, often above 20 per cent, even on the most positively perceived issues. This highlights the need to implement a more effective feedback system to capture and respond to employee concerns in a timely manner. One of the indications that was evident in the results is that employees want face-to-face or semi-presential training to be expanded and/or resumed, refuting many of those who are 100 per cent e-learning. They believe that face-to-face training promotes greater interaction and practical application of content, and increases the flexibility of educational programmes to meet employees' individual preferences in terms of learning format and modality. Another desire is for more practical courses, applied to the operational reality of day-to-day work. As a proposal, we suggest courses and activities that could be implemented to meet these demands in order to increase satisfaction with the activities of the corporate university. The main conclusions are that the virtual world cannot bring the same interaction and satisfaction as face-toface meetings, but that neither should be discarded and that the best way is to offer a hybrid catalogue that mixes face-to-face and virtual courses. |
Palavras-chave: | Gestão de pessoas Educação corporativa Universidade corporativa Sistema bancário Qualificação profissional Corporate Education Corporate University Banking System Qualification People Management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33992 |
Data do documento: | 15-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
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