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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3399
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Lívia Mônica Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-02-16T00:06:43Z-
dc.date.available2018-01-18-
dc.date.available2018-02-16T00:06:43Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3399-
dc.description.abstractThis work presents a research with two textbooks used to teaching Mathematics in the 1st grade of high school in two state schools in the city of Mamanguape / PB. Considering the importance of this didactic material in the classroom, for offering a pedagogical support regarding the verification of contents that should be studied in each series. The study was developed to know how this teaching material presents the content of Quadratic Function and how the exercises are presented, observing if these correspond with the main indications of the official documents that govern the teaching, more specifically of Mathematics. The objective of this research was to investigate whether the analyzed books deal with content through Problem Solving. The methodology used to develop the research can be characterized as exploratory. Regarding the methods used, it is characterized as a bibliographical documentary. The literature presented in this research sought to base the historical course of the textbook in Brazil, bringing the main moments of its consolidation. Showing the teaching through Problem Solving and indications of how the official documents of curricular orientation indicate for the teaching of Mathematics. The results perceived in this work showed gaps in the approach of the problems and little contextualization that brings Mathematics closer to the reality of the student. Proposing that the textbook should be chosen with great care, since this should contain in a summary approach to problems that condition the student to build knowledge in addition to promoting autonomy to think. Leaving a space for other researchers to point out ways that condition the improvement of Mathematics teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-02-16T00:06:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LMFA18012018.pdf: 2096512 bytes, checksum: e1db818faa94e9064bca1a185731f806 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T00:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LMFA18012018.pdf: 2096512 bytes, checksum: e1db818faa94e9064bca1a185731f806 (MD5) Previous issue date: 2017-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectFunção Quadráticapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectSolving Problemspt_BR
dc.subjectQuadratic Functionpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.titleResolução de problemas envolvendo função de segundo grau: uma análise dos livros didáticos da primeira série do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Agnes Liliane Lima Soares de-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa com dois livros didáticos utilizados para o ensino de Matemática na 1ª série do ensino médio em duas escolas estaduais da cidade de Mamanguape/PB. Considerando a importância desse material didático em sala de aula, por oferecer um suporte pedagógico quanto a verificação de conteúdos que devem ser estudados em cada série. O estudo foi desenvolvido para saber como este material didático apresenta o conteúdo de Função Quadrática e como são apresentados os exercícios, observando se estes condizem com as principais indicações dos documentos oficiais que regem o ensino, mais especificamente de Matemática. Esta pesquisa teve como objetivo investigar se os livros analisados abordam o conteúdo por meio da Resolução de Problemas. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa pode ser caracterizada como exploratória. Com relação aos métodos empregados caracteriza-se como bibliográfica documental. As literaturas apresentadas nesta pesquisa buscou embasar o percurso histórico do livro didático no Brasil, trazendo os principais momentos de sua consolidação. Mostrando o ensino via Resolução de Problemas e indicações de como os documentos oficiais de orientação curricular indicam para o ensino de Matemática. Os resultados percebidos neste trabalho mostraram lacunas na abordagem dos problemas e pouca contextualização que aproxime a Matemática da realidade do aluno. Propondo que o livro didático seja escolhido com bastante cuidado, pois este deve conter em síntese abordagem de problemas que condicionem o aluno a construir conhecimento além de promover autonomia para pensar. Deixando um espaço para que outros pesquisadores apontem caminhos que condicionem a melhoria do ensino em Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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