Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34
metadata.dc.type: TCC
Title: Os poliedros por uma perspectiva diferente: Origamis, papercrafts, canudos, softwares e jogo.
metadata.dc.creator: Araújo, Camilo de Lelles.
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes.
metadata.dc.description.resumo: Nosso trabalho tem por objetivo geral sugerir atividades lúdicas ou a partir de materiais concretos ou ainda de softwares matemáticos para serem desenvolvidas dentro da área do ensino de geometria, em especificidade, ao conteúdo Poliedros. Nosso objetivo nasceu a partir da experiência que tivemos dentro da disciplina de Estagio Supervisionado IV, ofertada pela Universidade Federal da Paraíba, modalidade Ensino a Distância, cuja qual relatamos de modo qualitativo no escopo do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nos apêndices de nossa pesquisa apresentamos também os planos de aula que se referem a experiência da intervenção. Fundamentamos nossas sugestões de atividades em Falcão (2008), Nacarato (2000), Lorenzato (1995) entre outros. Descrevemos um pouco da história dos Poliedros, alguns mitos e lendas que envolvem a temática bem como curiosidades da natureza onde encontramos a geometria, também sugerimos construção de poliedros por meio de papercraft, canudos, origamis e por fim, sugerimos um jogo que dá pra se trabalhar e exercitar o referido conteúdo. Concluímos que na experiência de estágio, os alunos demonstraram um rendimento favorável no assunto de poliedros a partir, dentre outros fatores, do manuseio do material concreto e por meio da reflexão sobre a ação, nosso interesse em expor formas alternativas ás ilustrações dos livros didáticos de poliedros, demonstrou-se um tema pertinente suscetível a aprofundamento por realização de novas pesquisas.
Abstract: Our work aims to suggest general play activities or materials from concrete or mathematical software to be developed within the area of teaching geometry, specificity, content Polyhedra. Our goal was born from the experience we had in the course of supervised IV, offered by the Federal University of Paraiba, Distance Learning mode, which reported that qualitatively the scope of our work of Course Completion (TCC) in the appendices our research we also present the lesson plans that relate the experience of the intervention. We base our suggestions for activities in Falcão (2008), Nacarato (2000), Lorenzato (1995) among others. We describe some of the history of polyhedra, some myths and legends that surround the topic as well as curiosities of nature where we find the geometry, we also suggest construction of polyhedra through papercraft, straws, origami and finally, suggest a game that gives it to work and exercise such content. We conclude that the internship experience, students have shown a favorable performance in the subject of polyhedra from, among other factors, the concrete and material handling through reflection on action, our interest in alternative ways to expose the illustrations of textbooks polyhedra, proved to be a pertinent topic for further susceptible to conduct future research
Keywords: Geometria
Matemática computacional
Lúdico
Geometry
Polyhedron
Computational mathematics
Playful
Poliedros
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34
Issue Date: 14-Aug-2012
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLA14082012.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.