Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34004
Tipo: Dissertação
Título: A oralidade na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades pedagógicas a partir da linguagem teatral
Autor(es): Araújo , Jussara Queiroz de
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: O silenciamento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, durante as aulas de Língua Portuguesa, ressoa como baixa autoestima e insegurança. A partir de tal percepção, buscamos encontrar meios de reverter este silenciamento e proporcionar aos educandos situações de protagonismo através da linguagem teatral. O nosso objetivo principal foi o de compreender como a oralidade dos alunos do ciclo III (6º e 7º ano), da Educação de Jovens e Adultos (EJA), poderia ser aprimorada ao se utilizar a linguagem teatral como ferramenta pedagógica. Enquanto objetivos específicos, revisitamos as publicações de estudos e pesquisas acerca da oralidade; diagnosticamos quais habilidades apresentavam os alunos do ciclo III (6º e 7º ano) da EJA; analisamos como o trabalho pedagógico, por meio da linguagem teatral, poderia desenvolver habilidades no que diz respeito à oralidade; e, por fim, propusemos um material didático-pedagógico. Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação de cunho intervencionista. A abordagem utilizada foi qualitativa. A metodologia de geração de dados foi constituída pela observação participante, oficinas pedagógicas e rodas de conversa, assim como a interpretação dos dados se deu através de núcleos de significação. A pesquisa foi embasada em três eixos temáticos. O primeiro eixo é o da oralidade, teorizada por Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Bakhtin (2006; 2008), Dolzs e Schnewly (2004), Bueno (2008), Ong (1998) e Marcuschi (1996; 2001; 2007). O segundo eixo se refere à Educação de Jovens e Adultos sendo utilizados os autores Gadotti (2021), Ferreyra (1998) e Miranda (2011). O terceiro e último eixo foi referente à linguagem teatral e teve por base os autores Boal (2019; 1996), Mamet (2014), Grazioli (2008), Neves e Santiago (2016) entre outros. Além dos estudiosos citados acima, utilizamos os seguintes dispositivos legais: Constituição Federal do Brasil (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 (1996), os PCN (1998), a BNCC (2018), resolução CEB/CNE nº 11/2000, Resolução nº 7/2010, Resolução nº 01/2021 e a Resolução CNE/CP nº 1/2021. A partir desta pesquisa, com base nos núcleos de significação, pudemos constatar que é possível o aperfeiçoamento na produção de gêneros orais, em alunos oriundos do ciclo III (6º e 7º ano) da Educação de Jovens e Adultos e que as dimensões ensináveis da oralidade são objetos do conhecimento que possuem a capacidade de afetar positivamente a qualidade de vida e a autoestima dos discentes. Considerando essa perspectiva, ressaltamos que o ensino da oralidade, por meio da linguagem teatral, contribuiu visivelmente com a mudança de postura dos alunos em seus atos de fala, assim como suas relações interpessoais dentro e fora do espaço escolar. Observamos também, em seus depoimentos e atitudes ao longo do processo, que a prática da oralidade fomentou a união do grupo (alunos e professora) e a autoconfiança na comunicação com colegas de trabalho, familiares e amigos. Concomitantemente, a tais resultados e constatações, desenvolvemos um caderno didático-pedagógico intitulado: Oralizarte: possibilidades pedagógicas com a oralidade na EJA por meio da linguagem teatral; material que visa sugerir e auxiliar professores de Língua Portuguesa com ideias e perspectivas do ensino da oralidade a partir de jogos teatrais.
Abstract: The silencing of students from Educação de Jovens e Adultos (Youth and Adult Education) during Portuguese Language classes resonates with low self-esteem and insecurity. Based on this perception, we sought to find ways to reverse this silencing and provide students with situations of protagonism through theatrical language. Our main goal was to understand how the orality of students in cycle III (6th and 7th grade) of EJA could be improved when using theatrical language as a pedagogical tool. As specific goal, we sought revisiting what studies and researches say about orality; We diagnosed which abilities students of cycle III (6th and 7th grade) from Educação de Jovens e Adultos (Youth and Adult Education) had; analyzing how the pedagogical work, through theatrical language, could develop skills with regard to orality; Finally, we proposed a didactic-pedagogical material. This work was an action-research with an interventionist nature, the approach to be used was qualitative, the data generation methodology consisted of participant observation, pedagogical workshops and conversation circles, as well as the interpretation of the data took place through meaning cores. The research was based on three thematic axes. The first axis was orality, theorized by Carvalho and Ferrarezi Jr. (2018), Bakhtin (2006; 2008), Dolzs and Schnewly (2004), Bueno (2008), Ong (1998) and Marcuschi (1996; 2001; 2007). The second axis was about Educação de Jovens e Adultos (Youth and Adult Education), we used the authors: Gadotti (2021), Ferreyra (1998), Miranda (2011), Jardilino and Araújo (2015). The third and last axis consisted of theatrical language and was based on the authors: Boal (2019; 1996), Mamet (2014), Grazioli (2008), Neves and Santiago (2016) among others. In addition to the scholars mentioned above, we used the following legal provisions: Constituição Federal do Brasil (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), PCN (1998), BNCC (2018), CEB/CNE resolution nº 11 /2000, Resolution nº. 7/2010, Resolution nº. 01/2021 and CNE/CP Resolution nº. 1/2021. From this research, based on the meaning cores, we were able to verify that it is possible to improve the production of oral genres, in students from cycle III (6th and 7th grade) of Educação de Jovens e Adultos (Youth and Adult Education) and that the teachable dimensions of orality are objects of knowledge which have the capacity to positively affect the quality of life and self-esteem of students. Considering this perspective, we emphasize that the teaching of orality, through theatrical language, visibly contributed to the changing in students' attitudes in their speech acts, as well as their interpersonal relationships inside and outside the school space. We also observed, in their statements and attitudes throughout the process, that the practice of speaking fostered the unity of the group (students and teacher) and self-confidence in communicating with co-workers, family and friends.Concomitantly with these results and findings, we developed a didactic-pedagogical book titled: Oralizarte: possibilidades pedagógicas com a oralidade na EJA por meio da linguagem teatral (Oralizart: pedagogical possibilities with orality in EJA through theatrical language); material that aims to suggest ways and assist Portuguese language teachers with new ideas and perspectives on teaching speaking through theatrical games.
Palavras-chave: Oralidade
Educação de Jovens e Adultos
Linguagem teatral
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34004
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JussaraQueirozdeAraújo_Dissert.pdfDISSERTAÇÃO4,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JussaraQueirozdeAraújo_Termo.pdfTERMO177,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons