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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34009
Tipo: | TCC |
Título: | Influência da variação de resfriamento na normalização do aço Aisi 434 |
Autor(es): | Oliveira, João Vitor de Amorim |
Primeiro Orientador: | Nunes, Cristiana dos Santos |
Resumo: | O aço AISI 4340 é amplamente utilizado em diversas indústrias devido às suas excelentes propriedades mecânicas, incluindo alta resistência, dureza, tenacidade e resistência ao desgaste, sendo amplamente empregado em componentes críticos na indústria aeroespacial, automotiva e de perfuração de petróleo. Após o tratamento térmico de normalização, esse aço adquire uma estrutura perlítica e ferrítica refinada, melhorando suas propriedades mecânicas e microestruturais. O presente trabalho tem como objetivo estudar as mudanças nas propriedades mecânicas, microestruturais e no comportamento magnético do aço AISI 4340 submetido ao tratamento térmico de normalização sob diferentes condições de resfriamento. Foram projetados dispositivos para resfriamento ao ar forçado e realizados tratamentos térmicos com resfriamento ao ar calmo e ao ar forçado sob a vazão de ar de 61m³/h e 129m³/h, seguidos de análises microestruturais, de dureza Rockwell, microdureza Vickers e ensaios magnéticos com sensor Hall. Os resultados mostraram que os dispositivos de resfriamento permitiram a normalização com diferentes vazões de ar, resultando em microestruturas esperadas de ferrita e perlita. A amostra NF2, submetida à maior vazão de resfriamento forçado, apresentou o menor tamanho de grãos e maior quantidade de perlita, refletindo no refinamento da microestrutura e em um leve aumento de dureza. Os ensaios magnéticos indicaram uma boa homogeneidade no fluxo da densidade de campo magnético nas amostras com resfriamento forçado. A combinação de análises mecânicas, microestruturais e magnéticas mostrou-se essencial para compreender e otimizar o comportamento do aço AISI 4340 sob diferentes condições de tratamento térmico, destacando o potencial do resfriamento forçado para melhorar suas propriedades. |
Abstract: | AISI 4340 steel is widely used in various industries due to its excellent mechanical properties, including high strength, hardness, toughness, and wear resistance, making it extensively employed in critical components in the aerospace, automotive, and oil drilling industries. After normalization heat treatment, this steel acquires a refined pearlitic and ferritic structure, enhancing its mechanical and microstructural properties. The present work aims to study the changes in the mechanical properties, microstructural characteristics, and magnetic behavior of AISI 4340 steel subjected to normalization heat treatment under different cooling conditions. Devices for forced air cooling were designed, and heat treatments were carried out with calm air cooling and forced air cooling at airflow rates of 61 m³/h and 129 m³/h, followed by microstructural analyses, Rockwell hardness, Vickers microhardness, and magnetic tests using a Hall sensor. The results showed that the cooling devices allowed normalization with different airflow rates, resulting in the expected ferritic and pearlitic microstructures. The NF2 sample, subjected to the highest forced cooling airflow, presented the smallest grain size and the highest amount of pearlite, reflecting a refined microstructure and a slight increase in hardness. Magnetic tests indicated good homogeneity in the magnetic flux density in the forced cooling samples. The combination of mechanical, microstructural, and magnetic analyses proved essential for understanding and optimizing the behavior of AISI 4340 steel under different heat treatment conditions, highlighting the potential of forced cooling to improve its properties. |
Palavras-chave: | AISI 4340 Ensaio Magnético Microestrutura Normalização |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Mecânica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34009 |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
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