Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Francisca Lívia Marques de-
dc.date.accessioned2018-02-16T00:34:28Z-
dc.date.available2018-01-29-
dc.date.available2018-02-16T00:34:28Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3401-
dc.description.abstractThe present study starts from the problematic of the feminine exclusion in the world of mathematics. 'Why among the sciences is mathematics one that absorbs the feminine figure and involves it in oblivion?' As these questions become very broad, we seek in this paper to answer the following question: why did women have so little participation in the study of science and mathematics? Is there a contribution of women in the construction of this knowledge? Aiming to describe the main contributions of some women present in the History of Mathematics, the paper describes the contribution of women and the challenges in different epochs through the bibliographical research with study of authors, scientific articles, books of Mathematical History, theses and dissertations. Throughout the research, knowledge relations are constructed with written works, with text, with descriptions, with elements that remake the role of women in different historical times in science and mathematics based on authors such as Fonseca (2006), Santos (2010) , Melo (2006); Oliveira, (2006), Cabral (2005) among others through qualitative research. It concludes with the present work that women have played important roles in the study and production of mathematical knowledge despite the difficulties faced throughout history women continue to seek equality in the field of knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-02-16T00:34:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FLMO29012018.pdf: 1264015 bytes, checksum: ad7e8c95e0a77bc50dd42905833b229f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T00:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FLMO29012018.pdf: 1264015 bytes, checksum: ad7e8c95e0a77bc50dd42905833b229f (MD5) Previous issue date: 2017-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMulheres na Matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectContribuição das mulheres na matémáticapt_BR
dc.subjectWomen in Mathematicspt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectContribution of women in Mathematicspt_BR
dc.titleA história das mulheres na Matemática: um diálogo com os desafios enfrentados e suas contribuiçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Graciana Ferreira-
dc.description.resumoA relação da Matemática com as mulheres é marcada por uma trajetória de exclusão. Observamos que poucos livros ou trabalhos acadêmicos citam essa relação ou fazem alusão às mulheres como cientistas ou matematicistas ao longo da História. O presente estudo parte da problemática da pouca participação feminina no mundo da Matemática, tendo como objetivo descrever as principais contribuições das mulheres presentes na História da Matemática. Os objetivos específicos são: Discutir a presença feminina na História da Ciência e da Matemática; Apresentar os principais desafios enfrentados pelas mulheres na Matemática; Estudar as principais mulheres que se destacaram na Matemática nos diversos tempos históricos e suas principais contribuições. Ao analisar o universo das mulheres e a sua relação com a ciência e com a Matemática através de estudo de autores, artigos científicos, de livros de História da Matemática, teses e dissertações, realizamos uma pesquisa bibliográfica como procedimento de coleta de dados (GIL, 2002). Quanto à natureza, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, baseada em Minayo (2001). Assim, ao longo da pesquisa, são construídas relações de conhecimento com trabalhos escritos, com descrições e elementos que refazem o papel da mulher em diferentes tempos históricos na ciência e na Matemática. Para isso, nos baseamos em autores como Fonseca (2006), Santos (2010), Melo (2006), Oliveira (2006), Cabral (2005), dentre outros. Concluímos que a História silenciosa da Matemática apresenta papeis importantes das mulheres, contribuições e estudos que não foram reconhecidos, mas que precisam ser trazidos à luz das academias, discutidos como referências na ciência, que definiu, muitas vezes, a mulher como humana demais para assumir uma importante posição dentro dela. A análise do tema se apresentou de forma reflexiva e continua oportunizando mais que um estudo, mas uma reflexão sobre os papeis que se exercem na aquisição dos próprios conhecimentos e como em muitas situações esse conhecimento é parcial e território de disputas e domínio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLMO29012018.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons