Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34030
Tipo: TCC
Título: “O pessoal da dança” : o aprendizado do forró nas academias de João Pessoa
Autor(es): Viana, Valter Martins
Primeiro Orientador: Silva, Ninno Amorim da
Resumo: Este trabalho busca apresentar os processos sociais envolvendo o ensino do forró-dança nos ambientes das academias. Para isto, é apresentado o processo de transformação do forró junto às modificações na dança ao abordar três vertentes deste gênero, o forró “tradicional”, eletrônico e universitário. Com o propósito de demonstrar esse processo, é feito uma revisão bibliográfica do processo histórico do forró no intuito de melhor abordar os fenômenos relacionados a este processo, são apresentadas algumas questões sociais associadas aos valores e tradições presentes no forró junto ao processo de aprendizado em diferentes espaços e grupos sociais envolvendo a prática. Isso leva ao objetivo desta pesquisa que é o processo do ensino do forró-dança nas academias de dança a dois, onde se ensina o estilo de dança universitário. Aqui é descrita a experiência dos professores, a socialização entre as pessoas que frequentam essas aulas, a dinâmica das festas e a experiência do pesquisador. A partir destes pontos, é apresentado como funciona o processo de sociabilidade no ambiente das escolas de dança.
Abstract: This work seeks to present the social processes involving the teaching of forró dance in academies. For this purpose, it presents the process of transformation of forró along with the changes in dance by looking at three strands of this genre, “traditional” forró, electronic forró and university forró. In order to demonstrate this process, a bibliographical review is made of the historical process of forró in order to better address the phenomena related to this process, some social matters associated with the values and traditions present in forró are presented along with the learning process in different spaces and social groups involving the practice. This leads to the aim of this research, which is the process of teaching forró-dance in two-person dance academies, where the university dance style is taught. It describes the experience of the teachers, the socialization between the people who attend these classes, the dynamics of the parties and the experience of the researcher. Based on these points, the process of sociability in the dance school environment is presented.
Palavras-chave: Forró
Transformações
Dança
Aprendizado
Transformations
Dance
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34030
Data do documento: 7-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viana, Valter Martins TCC.pdf552,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons