Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA DOS SANTOS, SUZY-
dc.date.accessioned2025-03-24T17:23:35Z-
dc.date.available2024-11-09-
dc.date.available2025-03-24T17:23:35Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34049-
dc.description.abstractLiteracy is of basec relevance for human beings. This positively impacts your personal, school and professional life. People with Trisomy 21 face challenges in this process given the psychomotor, psycholinguistic and cognitive distresses that feature the syndrome. The aim of the study is to present Reuven Feuerstein's Mediated Learning Experience as an operative literacy tool for this group. To this end, a bibliographical review of the last ten yearswas carried out on the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES/Brazil). The analysis found that the difficulties in the literacy procedure in this group are known, characterize the syndrome, and can be contoured if appropriate methods, resources and foundations are used. The benefits of building phonological awareness skills, the use of playful and digital resources and the application of the Mediated Learning Experience as implements for literacy training for people with Trisomy 21 were attested.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2025-03-24T17:23:35Z No. of bitstreams: 1 TCC SUZY SILVA DOS SANTOS .pdf: 612813 bytes, checksum: 11ee13b786f1f38acd1c54820f78f73a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-24T17:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC SUZY SILVA DOS SANTOS .pdf: 612813 bytes, checksum: 11ee13b786f1f38acd1c54820f78f73a (MD5) Previous issue date: 2023-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectalfabetização.pt_BR
dc.subjectTrissomia 21.pt_BR
dc.subjectExperiência de Aprendizagem Mediadapt_BR
dc.subjectliteracy,pt_BR
dc.subjectTrisomy 21,pt_BR
dc.subjectMediated Learning Experiencept_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS COM TRISSOMIA 21 E A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1DE FÁTIMA BATISTA CORREIA , MÔNICA-
dc.description.resumoA alfabetização é de fundamenta importância para o ser humano. Impacta positivamente a sua vida pessoal, escolar e profissional. As pessoas com Trissomia 21 enfrentam desafios nesse processo dada as dificuldades psicomotoras, psicolinguísticas e cognitivas que caracterizam a síndrome. O objetivo do estudo é apresentar a Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein como uma ferramenta eficaz na alfabetização deste grupo. Para isso realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica dos últimos dez anos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil). A análise verificou que as dificuldades para o processo de alfabetização nesse grupo são conhecidas, caracterizam a síndrome, e podem ser contornadas se forem utilizados os métodos, recursos e fundamentos adequados. Atestaram-se os benefícios da construção de habilidades de consciência fonológica, o uso de recursos lúdicos e digitais e a aplicação da Experiência de Aprendizagem Mediada comoferramentas para a alfabetização de pessoas com a Trissomia 21.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SUZY SILVA DOS SANTOS .pdfTCC SUZY SILVA DOS SANTOS598,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.