Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34052
Tipo: TCC
Título: O ensino remoto emergencial como tema de pesquisa nas ciências sociais : uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Alves Junior, Claudio
Primeiro Orientador: Barcellos, Sérgio Botton
Resumo: Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a epidemia de Sars- Cov-2, transmissor da Covid-19, tornou-se uma pandemia. Essa declaração veio acompanhada de orientações aos governos nacionais e à sociedade global sobre os cuidados necessários para a contenção do vírus. No Brasil o distanciamento social e o lockdown foram as medidas menos adotadas. Isto se explica pelo conturbado ambiente político e social instaurado no país. Uma vez implementadas medidas de distanciamento social nas instituições educacionais, a questão de como dar continuidade às atividades escolares aparece como um ponto de inflexão na linha democrática do campo educacional. Isto porque o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi apresentado como única alternativa capaz de continuar as atividades escolares deslocadas das escolas. Nesse sentido, a questão de pesquisa que se coloca versa sobre: Como os trabalhos produzidos por pesquisadores e pesquisadoras do campo das ciências sociais no Brasil abordaram o tema do ERE? O objetivo geral desta pesquisa é identificar e discutir os recortes temáticos, as perspectivas teórico-metodológicas e os resultados apresentados por pesquisas acadêmicas produzidas desde o campo das Ciências Sociais sobre o tema do ERE. Os objetivos específicos são: pesquisar e contextualizar a produção acadêmica das Ciências Sociais sobre o ERE; descrever seus recortes temáticos e suas perspectivas teórico-metodológicas; discutir os resultados apresentados pelas pesquisas. A análise teórica desenvolvida nesta pesquisa está amparada teoricamente na perspectiva relacional de Michel Apple (1999; 2006; 2011; 2022), principalmente no trabalho intitulado “A educação e novos blocos hegemônicos” (2011). A perspectiva teórico-metodológica do autor não opera como um quadro teórico rígido a ser replicado mas contribui na discussão de fenômenos sociais em relações com múltiplas esferas da vida social. Esta característica possibilita a articulação conceitual e categórica com outras perspectivas teóricas. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa opera uma Revisão Integrativa de Literatura (RI). Este é um formato de pesquisa acadêmica que procura identificar de forma sistemática a produção literária, empírica e/ou teórica, sobre determinado tema de pesquisa com o objeto de analisá-lo em termos de seu estado da arte e sintetizá-lo sob um problema de pesquisa previamente formulado (CROSETTI, 2012). Em suma, a partir da análise desenvolvida, é possível estabelecer que as pesquisas levadas a cabo por cientistas sociais sobre o ERE pautaram as necessidades dos grupos socialmente vulneráveis e fomentar a luta social por seus direitos. Em especial, por suas contribuições no que respeita ao direito à educação, tão na contramão do almeja o ideário neoliberal e sua racionalidade econômica.
Abstract: In March 2020, the World Health Organization (WHO) declared that the Sars-Cov-2 epidemic, the virus responsible for Covid-19, had become a pandemic. This declaration was accompanied by guidelines for national governments and global society on the necessary measures to contain the virus. In Brazil, social distancing and lockdown measures were among the least adopted. This is explained by the turbulent political and social environment in the country. Once social distancing measures were implemented in educational institutions, the question of how to continue school activities emerged as a criti33cal issue in the democratic framework of the educational field. This is because Emergency Remote Education (ERE) was presented as the only alternative capable of continuing school activities outside of school premises. In this context, the research question that arises is: How did the works produced by researchers in the field of social sciences in Brazil address the topic of ERE? The general objective of this research is to identify and discuss the thematic focuses, theoretical-methodological perspectives, and results presented by academic research produced within the field of Social Sciences on the topic of ERE. The specific objectives are: to research and contextualize the academic production of Social Sciences on ERE; to describe its thematic focuses and theoretical-methodological perspectives; and to discuss the results presented by the research. The theoretical analysis developed in this research is grounded in Michel Apple’s relational perspective (1999; 2006; 2011; 2022), particularly in the work entitled "Education and New Hegemonic Blocs" (2011). The author’s theoretical-methodological perspective does not serve as a rigid framework to be replicated but contributes to the discussion of social phenomena in relation to multiple spheres of social life. This characteristic allows for conceptual and categorical articulation with other theoretical perspectives. From a methodological point of view, this research conducts an Integrative Literature Review (ILR). This is a type of academic research that systematically seeks to identify empirical and/or theoretical literature on a given research topic, with the aim of analyzing it in terms of its state of the art and synthesizing it around a previously formulated research problem (CROSETTI, 2012). In summary, based on the developed analysis, it is possible to establish that the research conducted by social scientists on ERE focused on the needs of socially vulnerable groups and promoted social struggles for their rights. In particular, their contributions regarding the right to education run counter to the neoliberal ideal and its economic rationality.
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial
Michael Apple
Revisão Integrativa de Literatura
Emergency Remote Education
Integrative Literature Review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34052
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alves Junior, Claudio TCC.pdf506,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons