Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34053
Tipo: TCC
Título: Pulsos cortados, mãos que escrevem : um estudo de caso sobre automutilação a partir do wattpad
Autor(es): Silva, Everton de Lima
Primeiro Orientador: Franch, Mónica
Resumo: Esta monografia consiste na busca pela compreensão da representação que é feita sobre a automutilação no Wattpad, rede social voltada para escritores e leitores (que são em sua maioria adolescentes), ao mesmo tempo que descreve como essa rede funciona. Os objetivos, portanto, são: conhecer o que é que se diz sobre automutilação no Wattpad, apresentar o Wattpad e seu modo de funcionamento. A pesquisa consiste num estudo de caso, mais precisamente na observação de uma história publicada nessa rede social intitulada A menina dos pulsos cortados (publicada entre 2014 e 2016). A importância desse trabalho se justifica por servir como uma tentativa de continuar a mapear os territórios virtuais onde a automutilação está presente, como a pesquisa feita em grupos do WhatsApp de pessoas que se cortam (Silva, 2014). A hipótese é que existe um paralelo entre a participação de quem se corta no Wattpad (seja autor ou leitor) e a própria prática da automutilação, pois ambas as práticas visam assumir o controle da própria vida. As reflexões de teóricos como Goffman e a questão do problema acerca da autoria tanto no Wattpad, quanto na antropologia também serão relevantes.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Automutilação
Wattpa
Autoria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34053
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Everton de Lima TCC.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons