Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34054
Tipo: | TCC |
Título: | Geração Z no Brasil : formação de identidade, desafios socioculturais e participação social em um contexto de transformação |
Autor(es): | Sampaio, Mirella da Luz Parente |
Primeiro Orientador: | Santos, Marcelo Burgos Pimentel dos |
Resumo: | A abordagem das diversas gerações está associada a questões culturais, sociais, econômicas e políticas, o que permite entender a evolução dos grupos geracionais, culminando na Geração Z. A disseminação da tecnologia destaca-se como um fator distintivo para essa geração, influenciando a forma como os indivíduos interagem e reagem aos acontecimentos. Este estudo analisa o comportamento e o viés ideológico da Geração Z, com o intuito de compreender o papel dessa geração na sociedade contemporânea. Embora a pesquisa tenha adotado predominantemente uma abordagem quantitativa, foi realizada também uma pesquisa bibliográfica para embasamento teórico, permitindo uma análise mais aprofundada. A pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, teve como objetivo explicar os padrões de comportamento dessa geração. O estudo foi conduzido por meio da aplicação de um survey estruturado, respondido por trezentos e oitenta e três indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, com a coleta de dados realizada online e amplamente divulgada por meio de redes sociais e influenciadores digitais. A análise dos dados foi descritiva, identificando tendências de engajamento político e influências socioculturais entre os jovens da Geração Z. |
Abstract: | The approach to various generations is associated with cultural, social, economic, and political issues, which allows us to understand the evolution of generational groups, culminating in Generation Z. The spread of technology stands out as a distinctive factor for this generation, influencing how individuals interact and respond to events. This study analyzes the behavior and ideological bias of Generation Z, aiming to understand the role of this generation in contemporary society. Although the research predominantly adopted a quantitative approach, a bibliographic review was also conducted to provide theoretical grounding, allowing for a more in-depth analysis. The research, descriptive and exploratory in nature, aimed to explain the behavioral patterns of this generation. The study was conducted through the application of a structured survey, answered by three hundred and eighty-three individuals born between 1995 and 2010, with data collection carried out online and widely disseminated through social media and digital influencers. Data analysis was descriptive, identifying political engagement trends and sociocultural influences among Generation Z youth. |
Palavras-chave: | Geração Z Identidade geracional Posicionamento sociocultural Generation Z Generation identity Sociocultural positioning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34054 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sampaio, Mirella da Luz Parente.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons