Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34069
Tipo: TCC
Título: Hermenegildo Di Lascio: Arquitetura eclética na Cidade da Parahyba na 1a metade do século XX
Autor(es): Madruga, Gabriel de Oliveira
Primeiro Orientador: Cavalcanti Filho, Ivan
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a obra e a trajetória do arquiteto italiano Hermenegildo Di Lascio (1884-1957), protagonista na difusão do “ecletismo” na Cidade da Parahyba (atual João Pessoa) durante a primeira metade do século XX. Formado em Arquitetura em Buenos Aires, Argentina, Di Lascio chega na capital paraibana em 1916, no período da Primeira República (1889-1930), e, integrado à firma de construções Cunha & Di Lascio, uma das mais requisitadas na época, projeta uma série de edificações ecléticas que materializam os anseios da sociedade paraibana pela modernização da estética da urbe. Apesar dessa inquestionável relevância para a história da arquitetura local, são muitas as lacunas quanto à manifestação, recepção e difusão do ecletismo na cidade, o que dificulta a compreensão geral do repertório nela existente e, por conseguinte, dos profissionais que participaram do processo de sua produção. Nesse sentido, intenta-se preencher a lacuna historiográfica concernente ao reconhecimento, registro e sistematização da arquitetura eclética projetada por Di Lascio, adotando-se como recorte temporal o período entre 1916, quando ele chega à cidade, e os primeiros anos da década de 1950, quando é construído (até onde se sabe), seu último projeto em linguagem eclética. Como recorte espacial, é considerada a área compreendida pelos bairros do Centro, Jaguaribe, Tambiá, Trincheiras e Varadouro, onde se concentram suas obras. Uma vez levantado esse acervo, que compreende 66 projetos, o trabalho parte para o redesenho digital e análise formal da modenatura das fachadas de dez edificações ecléticas de destaque, o que permite, através de aferições sobre as referências formais, iconográficas e simbólicas associadas aos elementos morfológicos que compõem tais superfícies, apurar um olhar crítico sobre o ‘fazer arquitetura’ do arquiteto e registrar os estilemas relativos às diferentes fases da sua carreira. Sua condição de arquiteto de ofício, sensível à adaptação e à assimilação de novidades, captando os novos discursos e tendências, e transitando entre elementos formais, conceitos e estilos, permite a Di Lascio não se limitar aos ditames do ecletismo, mas a aplicá-los de forma contextualizada. A gradual incorporação do neocolonial e do art déco às tradicionais modenaturas ecléticas demonstra uma capacidade de interpretar subjetivamente os modelos conhecidos, inserindo-os de forma consciente nos edifícios a fim de renovar a arquitetura e modernizar a Cidade da Parahyba.
Abstract: This research analyses the œuvre and trajectory of Italian architect Hermenegildo Di Lascio (1884-1957), a leading figure in the spread of "eclecticism" at Cidade da Parahyba (now João Pessoa) during the first half of the 20th century. After completing Architecture studies in Buenos Aires, Argentina, Di Lascio arrives at Cidade da Parahyba in 1916, during the First Republic (1889-1930), and, as a partner in the Cunha & Di Lascio onstruction firm, one of the most sought after at that time, he designs several eclectic buildings that embody a general endeavour to modernise urban aesthetics. Despite Di Lascio’s undeniable relevance to local architectural history, gaps regarding the expression, reception, and diffusion of eclecticism in the city are profuse. This circumstance hinders an overall understanding of the existing eclectic buildings at Cidade da Parahyba and, consequently, of the professionals that designed them. In this sense, efforts are made to fill the istoriographical gap concerning the recognition, recording, and systematisation of the eclectic architecture conceived by Di Lascio. For this purpose, the period from 1916, when he arrives in the city, until the early 1950s, when his last eclectic building was built (as far as it is known), is adopted as the research time framework. As a spatial framework, the area encompassed by the neighbourhoods of Centro, Jaguaribe, Tambiá, Trincheiras and Varadouro, where Di Lascio’s buildings are mostly situated, is considered.Once a portfolio comprising 66 of Di Lascio’s architectural projects is assembled, this research proceeds to digital drawing and then formal analysing the modénature of ten of his most prominent eclectic buildings. By assessing the formal, iconographic, and symbolic references associated with the morphological elements that coverthe building façades, a critical examination of his ‘architectural task’ and the stylistic features related to different phases of Di Lascio’s careeris undertaken. His background as a ‘practicing architect’, sensitive to adapting and assimilating innovations, capturing new discourses and trends, and navigating between formal elements, concepts, and styles, allows him not to be confined to the dictates of eclecticism but rather to contextually apply them. By gradually incorporating neocolonial and art déco elements into the traditional eclectic modénatures, Di Lascio demonstrates ability to subjectively interpret known models, consciously integrating them into building façades in order to renew architectural language and to modernise Cidade da Parahyba.
Palavras-chave: Ecletismo
Patrimônio
Ornamentos
Modernização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34069
Data do documento: 19-Nov-2024
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(TCC - Gabriel de Oliveira Madruga.pdf30,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.