Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Cândida Correia-
dc.date.accessioned2025-03-27T16:38:39Z-
dc.date.available2025-03-27T16:38:39Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34096-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-03-25T12:21:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCA25032025.pdf: 744002 bytes, checksum: 751160879d8b81d071acaf1dab2fa394 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-03-27T16:38:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCA25032025.pdf: 744002 bytes, checksum: 751160879d8b81d071acaf1dab2fa394 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-27T16:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCA25032025.pdf: 744002 bytes, checksum: 751160879d8b81d071acaf1dab2fa394 (MD5) Previous issue date: 2024-10-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Processos de Negócio - BPMpt_BR
dc.subjectModelagem de Processos de Negóciospt_BR
dc.subjectModelo de Processos de Negócios e Notação - BPMNpt_BR
dc.subjectMelhoria de Processospt_BR
dc.titleModelagem de processos de negócio de precificação de um supermercado: estudo de caso utilizando BPMNpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aires, Renan Felinto de Farias-
dc.description.resumoO cenário atual dos negócios, impulsionado pela competitividade, devido à maior exigência dos clientes e à necessidade de atendê-los, leva as empresas a buscarem aprimorar-se na gestão de negócios (SOUZA et al., 2022). Tendo em vista esse cenário, este estudo teve como objetivo modelar os processos de negócios da área de precificação de um supermercado em João Pessoa, utilizando a notação BPMN (Business Process Model and Notation) para identificar oportunidades de melhoria nos processos de aplicação de preços e de aplicação de ofertas promocionais. Trata-se de um estudo de caso descritivo com análise qualitativa, baseado em entrevistas semiestruturadas e análise documental. A modelagem dos processos foi realizada com o auxílio do software Bizagi Process Modeler. Os resultados apresentam a descrição dos processos mapeados e as sugestões de melhorias, que visam aumentar a agilidade e reduzir a vulnerabilidade e erros humanos, proporcionando uma melhor experiência aos consumidores. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a modelagem dos processos de precificação, aliada às sugestões de melhoria propostas, pode contribuir para a otimização das operações do supermercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCA25032025.pdf726,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons