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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34105
Tipo: Dissertação
Título: Educação e racismo institucional : a (in)visibilidade do movimento negro na elaboração e implementação das políticas educacionais para a educação superior na UFPB
Autor(es): Leandro, Daniele do Nascimento
Primeiro Orientador: Aveiro, Jorge Fernando Hermida
Resumo: A educação sempre esteve presente como reivindicação do Movimento Negro, seja como transmissão de saberes ancestrais, seja como pauta sociopolítica, para espaços educacionais formais e não-formais. O presente trabalho dissertativo apresenta numa linha histórica e social como a população africana e afro-brasileira vem se desenvolvendo desde o período colonial em busca da reparação social, econômica e educação dos processos excludentes que vivenciaram e vivenciam no Brasil. A lei 10.639 tornou obrigatório nas instituições de ensino trabalhar a Educação das Relações Étnico-Raciais, e a Lei de Cotas Raciais proporcionou o acesso da população negra no universo das Universidades Federais e assim pesquisar temáticas que envolvem o seu cotidiano. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a participação do Movimento Negro paraibano na elaboração e implementação das políticas educacionais para a Educação Superior no período de 2003-2013 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E por objetivos específicos identificar, na UFPB, as políticas educacionais para a Educação Superior com recorte étnico-racial, no período de 2003 a 2013; discutir as modificações na LDB (1996) e Lei de Cotas com impacto na UFPB; pesquisar sobre a participação do Movimento Negro paraibano no processo de elaboração e implementação das políticas educacionais para a Educação Superior com destaque para as políticas de acesso e permanência. Com isso partimos da hipótese que o Movimento Negro Paraibano é um sujeito educativo, porque esteve presente na mobilização para a inclusão das políticas educacionais e que o Movimento Negro Paraibano colabora com as políticas educacionais, mas possui limites devido ao racismo estrutural e institucional. Os caminhos investigativos da presente pesquisa irão transcorrer de forma qualitativa, dialética e exploratória com foco na delimitação entre as Políticas Educacionais e a Educação das Relações Étnico-Raciais. O Procedimento de análise foi o materialismo histórico-dialético, elencamos a categoria dialética “possibilidade-realidade” discutindo as contradições entre o discurso proclamado e o silenciado para as análises dos resultados. Entendemos que, no ato de resistência o solo paraibano foi tingindo de vermelho com o sangue de pessoas indígenas, negras, camponesas, mas isso não fez a luta para, mas intensificou o espirito de justiça para manter viva a memória e legado de quem construiu a Paraíba e das lideranças como João Balula articulava várias segmentos da paraíba para a luta antirracista e a reivindicação das cotas e implementação das políticas de permanência é uma demanda do hoje, mas que vem sendo construída desde o período colonial para que a população negra posso acessar níveis mais elevados na educação. Portanto, em virtude dos fatos mencionados. Podemos constatar que a invisibilidade na Paraíba tem cor, e ela é preta, e não fica restrita apenas ao movimento negro, mas a toda luta travada no estado paraibano. A invisibilidade é uma das marcas do Estado que nega e silencia os sujeitos históricos negros e indígenas.
Abstract: Education has always been present as a demand of the Black Movement, whether as a transmission of ancestral knowledge or as a sociopolitical agenda, for formal and non formal educational spaces. This dissertation presents, in a historical and social sense, how the African and Afro Brazilian population has been developing since the colonial period in search of social, economic reparation and education for the exclusionary processes they have experienced and are experiencing in Brazil. Law 10,639 made it mand atory for educational institutions to work on the Education of Ethnic Racial Relations, and the Racial Quota Law provided access for the black population to the universe of Federal Universities and thus research themes that involve their daily lives. There fore, this research has the general objective of analyzing the participation of the Paraíba Black Movement in the elaboration and implementation of educational policies for Higher Education in the period 2003 2013 at the Federal University of Paraíba (UFPB And for specific objectives to identify, at UFPB, educational policies for Higher Education with an ethnic racial focus, in the period from 2003 to 2013; discuss the changes to the LDB (1996) and the Quota Law with an impact on the UFPB; research on the pa rticipation of the Paraíba Black Movement in the process of drafting and implementing educational policies for Higher Education, with emphasis on access and retention policies. With this, we start from the hypothesis that the Movimento Negro Paraibano i s an educational subject, because it was present in the mobilization for the inclusion of educational policies and that the Movimento Negro Paraibano collaborates with educational policies, but has limits due to structural and institutional racism.The inve stigative paths of this research will take place in a qualitative, dialectical and exploratory manner with a focus on the delimitation between Educational Policies and the Education of Ethnic Racial Relations. The analysis procedure was historical dialecti cal materialism, we listed the dialectical category “possibility reality” discussing the contradictions between the proclaimed and silenced discourse for the analysis of the results. We understand that, in the act of resistance, the soil of Paraíba was dyed red with the blood of indigenous, black and peasant people, but this did not stop the fight, but it intensified the spirit of justice to keep alive the memory and legacy of those wh o built Paraíba and leaders like João Balula, who articulated various seg ments of Paraíba for the anti racist struggle and the demand for quotas and implementation of permanence policies is a demand of today, but it has been built since the colonial period so that the black population can access higher levels of education. Ther efore, due to the facts mentioned. We can see that invisibility in Paraíba has color, and it is black, and is not restricted just to the black movement, but to the entire struggle waged in the state of Paraíba. Invisibility is one of the hallmarks of the S tate that denies and silences black and indigenous historical subjects.
Palavras-chave: Educação superior
Movimento negro - Educação
Política pública
Racismo institucional
Políticas educacionais
Education
Black movement
Public policy
Institucional racism
College education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34105
Data do documento: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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