Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3410
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Formiga, Maria Martins | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T13:24:49Z | - |
dc.date.available | 2014-03-18 | - |
dc.date.available | 2018-02-16T13:24:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3410 | - |
dc.description.abstract | This research was the subject of investigation under New Technologies of Early Childhood Education . Technologies promote an ongoing dialogue between the child and the world . The media languages are resources that enable everyone involved in pedagogical action an "explosion " of other ways of reading by means of images , icons , text and hypertext , videos, and animations . Our purpose was to analyze the pedagogical tasks developed by teachers of early childhood education , with regard to the use of new technologies in education . Methodologically , this study is characterized as a field research , exploratory , descriptive , focused on the qualitative approach , where the instruments used for data collection was a mixed questionnaire with open and closed questions , plus information observed / analyzed in Political Pedagogical Project School . The research was conducted with four (04 ) of the Municipal School teachers Maria Marques , located in São José da Lagoa Zoo - PB . We conclude that teachers surveyed consider important to use these resources in the development of activities in early childhood education because the classes became more pleasant , dynamic and diverse , creating an environment among children socialization and wellness. We point out , however , that these tools for information and communication are pedagogically favorable for early childhood education , as they help in. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-16T13:24:49Z No. of bitstreams: 1 MMF18032014.pdf: 672664 bytes, checksum: b5f8e65b05db030440c3a0b5758caeb7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-16T13:24:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MMF18032014.pdf: 672664 bytes, checksum: b5f8e65b05db030440c3a0b5758caeb7 (MD5) Previous issue date: 2014-02-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - tecnologias informacionais | pt_BR |
dc.title | As novas tecnologias e a educação infantil: um olhar sobre o fazer pedagógico dos professores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mata, Áurea Augusta Rodrigues da | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objeto de investigação as Novas Tecnologias no âmbito da Educação Infantil. As tecnologias promovem um diálogo permanente entre a criança e o mundo. As linguagens midiáticas são recursos que possibilitam a todos os envolvidos na ação pedagógica uma “explosão” de outros modos de ler por meios de imagens, ícones, textos e hipertextos, vídeos, e animações. Nosso propósito foi analisar o fazer pedagógico desenvolvido pelos professores da Educação Infantil, no que se refere ao uso das novas tecnologias na Educação. Metodologicamente, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, focada na abordagem qualitativa, onde os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi um questionário misto, com perguntas abertas e fechadas, além de informações observadas/analisadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) professores da Escola Municipal Maria Marques, localizada no município de São José da Lagoa Tapada - PB. Concluímos que os professores pesquisados consideram de grande importância a utilização desses recursos no desenvolvimento das atividades na educação infantil, pois as aulas tornavam-se mais prazerosas, dinâmicas e diversificadas, criando entre as crianças um ambiente de socialização e bem estar. Apontamos, portanto, que essas ferramentas de informação e de comunicação são pedagogicamente favoráveis para a educação infantil, pois auxiliam no desenvolvimento integral das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MMF18032014.pdf | 656,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.