Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorForte, Maria Salete Fernandes-
dc.date.accessioned2018-02-16T13:34:08Z-
dc.date.available2013-09-25-
dc.date.available2018-02-16T13:34:08Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3411-
dc.description.abstractThis research has as an object of discourse inclusive education as a perspective of social change and ensuring the effectiveness of the educational rights of students. The main idea of the work is based on analysis of knowledge and practices developed in the early years of elementary school to school inclusion of students with special needs. The research was conducted with teachers working in elementary school classrooms in the Brejo do Cruz-PB. For this, we employed a methodological approach of qualitative exploratory, these lecturers experienced in everyday life. The production of the information contained in the research issues through educational, professional and social. Its importance lies in the revelation of the discourse of educational inclusion as a guarantee of rights of special children, teaching practice and knowledge of teachers, since people with special needs need to ensure the enforcement of his rights, as well as on the acquisition of knowledge contributing to a better quality of life in the future of the subjects involved in the research. It was found that the school inclusion contributes both to educators who need training, changing practices and new knowledge, and for children who have rights that must be respected and enforced without distinction. In conclusion, adding yet happens in its entirety in educational institutions, and for that to happen, we need qualified teachers, specialized and continuing education continuing to be prepared for the reality they face daily in the classroom creating working mechanism with theoretical and pedagogical actions effective and inclusive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-16T13:34:08Z No. of bitstreams: 1 MSFF25092013.pdf: 542219 bytes, checksum: bb40117e0c582a33fb35b1e6e302914c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T13:34:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSFF25092013.pdf: 542219 bytes, checksum: bb40117e0c582a33fb35b1e6e302914c (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectNecessidades especiaispt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleSaberes e práticas da inclusão na educação escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objeto do discurso a inclusão escolar como perspectiva de mudanças sociais e garantia da efetivação dos direitos educacionais dos alunos. A ideia principal do trabalho está baseada na análise dos saberes e práticas desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental para inclusão escolar dos educandos com necessidades especiais. A pesquisa foi realizada com professores que atuam em turmas do ensino fundamental na cidade de Brejo do Cruz-PB. Para tanto, foi empregada uma abordagem metodológica qualitativa de cunho exploratório, vivenciadas no cotidiano desses docentes. A produção das informações contidas na pesquisa atravessa questões educacionais, profissionais e sociais. Sua importância encontra-se na revelação do discurso da inclusão educacional como garantia de direitos das crianças especiais, na prática pedagógica e nos saberes dos professores, uma vez que pessoas com necessidades especiais precisam garantir a efetivação de seus direitos, bem como sobre a aquisição do conhecimento contribuindo para uma melhor qualidade de vida no futuro dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Verificou-se que a inclusão escolar contribui tanto para os educadores que necessitam de formação, mudança de práticas e novos saberes, como para as crianças que possuem direitos que devem ser respeitados e cumpridos sem distinção. Concluindo, a inclusão ainda não acontece em sua totalidade nas instituições de ensino, e para que isso ocorra, é preciso professores capacitados, especializados e com formação continuada contínua para estarem preparados para a realidade diária que se deparam em sala de aula criando mecanismo de trabalho com fundamentação teórica e ações pedagógicas eficazes e inclusivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSFF25092013.pdf529,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.