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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34127
Tipo: | TCC |
Título: | Fuxico do bem : alinhavos entre memória, educação e bordado no quilombo de mituaçu (Conde/PB) |
Autor(es): | Santos, Gabriela Novaes |
Primeiro Orientador: | Azevedo, Aina Guimarães |
Primeiro Coorientador: | Pinheiro, Patrícia dos Santos |
Resumo: | Entre os anos de 2022 e 2023, foram realizadas oficinas de bordado no âmbito do projeto de extensão “Histórias de Quilombo”, em parceria com o grupo Fuxico do Bem, composto por artesãos(ãs) da comunidade quilombola de Mituaçu (Conde/PB) e por professoras e estudantes da UFPB. Enquanto bolsista, atuei como oficineira e algumas questões surgiram: como bordar junto traria questões relevantes para a escrita de uma monografia? Como uma atividade que realizo de forma tão silenciosa e em tom de passividade, dialoga com a minha graduação? Como uma prática manual iria de encontro a questões da comunidade? Como encontrar outras pessoas para bordar junto durante uma tarde seria fazer ciência? Essas inquietações sobre como tenho aprendido a produzir conhecimento e a ensinar (no âmbito do projeto de extensão e também na minha formação em Licenciatura em Ciências Sociais) só foram possíveis através das oficinas. Esse movimento, de elaborar questões a partir do bordado, é o que tenho chamado de prática tátil-reflexiva. Nas linhas, tanto as textuais quanto as têxteis, compartilho alguns fuxicos etnográficos de Mituaçu e apresento o bordado como um fazer antropológico, ético, criativo, compartilhado e educacional. |
Abstract: | Between 2022 and 2023, embroidery workshops were held as part of the "Histórias de Quilombo" extension project, in partnership with the Fuxico do Bem group, made up of artisans from the quilombo community of Mituaçu (Conde/PB) and UFPB professors and students. As a scholarship holder, I acted as a workshop leader and some questions arose: How could embroidering with others bring up relevant issues to writing a monograph? How does an activity that I do so quietly and passively relate to my degree? How would a manual practice meet community issues? How could meeting other people to embroider with for an afternoon be science? These questions about how I have learned to produce knowledge and teach were only possible through the workshops. This movement of developing questions through embroidery is what I have called tactile-reflexive practice. In the lines, both textual and textile, I share some ethnographic fuxicos from the Mituaçu community and present the craft of embroidery as an anthropological, ethical, creative, shared and educational activity. |
Palavras-chave: | Bordado Quilombolas Mituaçu Educação Embroidery Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34127 |
Data do documento: | 9-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais |
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