Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Isabelly Maria da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-31T19:05:10Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2025-03-31T19:05:10Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34129-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis analyzes the hypothesis of fraud in the bidding process through the use of new corporate arrangements, focusing on the application of the disregard of legal personality in Brazilian administrative law. The study was motivated by an episode experienced during an internship, in which the legal representative of a bidding company, after being penalized, created a new company to continue participating in public bids. The main objective was to verify whether the current legislation, Law No. 8.666/1993, Law No. 14.133/2021, and Law No. 12.846/2013, is sufficient and effective in preventing such fraud and whether there is a need to expand the sanctions. The research used the hypothetical-deductive method, with a qualitative approach, non-participant observation technique, and bibliographical review. The results showed that the existing sanctions have limitations in preventing the creation of new fraudulent companies, suggesting the need for legislative adjustments. It is concluded that expanding the sanctions, together with more rigorous control measures, may be a viable solution to prevent the perpetuation of fraud in the bidding process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gutemberg Monteiro (gutembergufpb@yahoo.com) on 2025-03-31T19:05:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 920 bytes, checksum: 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 (MD5) IMSL30102024.pdf: 405000 bytes, checksum: 3f5fba3944cc90eb898e0d7fe1b1748b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-31T19:05:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 920 bytes, checksum: 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 (MD5) IMSL30102024.pdf: 405000 bytes, checksum: 3f5fba3944cc90eb898e0d7fe1b1748b (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectLicitaçãopt_BR
dc.subjectDireito administrativopt_BR
dc.subjectSançõespt_BR
dc.subjectDesconsideração da personalidade jurídicapt_BR
dc.subjectFraudept_BR
dc.subjectadministrative lawpt_BR
dc.subjectbiddingpt_BR
dc.subjectsanctionspt_BR
dc.subjectdisregard of legal personalitypt_BR
dc.subjectfraudpt_BR
dc.titleA desconsideração da personalidade jurídica na aplicação de sanções no direito de licitar e contratar: comparativo entre as leis n.º 8.666/1993, 14.133/2021, 12.846/2013 e análise da possibilidade de ampliação nas sançõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Raquel Moraes de-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso analisa a hipótese de fraudes no processo licitatório por meio da utilização de novos arranjos societários, focando na aplicação da desconsideração da personalidade jurídica no direito administrativo brasileiro. O estudo foi motivado por um episódio vivenciado durante estágio curricular, cujo representante legal de empresa licitante, quando penalizado, constituiu-se em nova sociedade para continuar participando de licitações públicas. O objetivo geral foi verificar se as legislações vigentes, Lei n.º 8.666/1993, Lei n.º 14.133/2021 e Lei n.º 12.846/2013, são suficientes e eficazes na prevenção dessas fraudes e se há necessidade de ampliar as sanções. A pesquisa utilizou o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, técnica de observação não participante e revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que as sanções existentes possuem limitações para inibir a criação de novas empresas fraudulentas, o que sugere a necessidade de ajustes na legislação. Conclui-se que a ampliação das sanções, enquanto proposta hábil a evitar mais eficazmente as fraudes, em trabalho conjunto com um controle mais rigoroso, pode ser uma solução viável para evitar a perpetuação de fraudes no processo licitatóriopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMSL30102024.pdf395,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons