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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lopes, Isabelly Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-31T19:05:10Z | - |
dc.date.available | 2024-10-30 | - |
dc.date.available | 2025-03-31T19:05:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34129 | - |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis analyzes the hypothesis of fraud in the bidding process through the use of new corporate arrangements, focusing on the application of the disregard of legal personality in Brazilian administrative law. The study was motivated by an episode experienced during an internship, in which the legal representative of a bidding company, after being penalized, created a new company to continue participating in public bids. The main objective was to verify whether the current legislation, Law No. 8.666/1993, Law No. 14.133/2021, and Law No. 12.846/2013, is sufficient and effective in preventing such fraud and whether there is a need to expand the sanctions. The research used the hypothetical-deductive method, with a qualitative approach, non-participant observation technique, and bibliographical review. The results showed that the existing sanctions have limitations in preventing the creation of new fraudulent companies, suggesting the need for legislative adjustments. It is concluded that expanding the sanctions, together with more rigorous control measures, may be a viable solution to prevent the perpetuation of fraud in the bidding process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gutemberg Monteiro (gutembergufpb@yahoo.com) on 2025-03-31T19:05:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 920 bytes, checksum: 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 (MD5) IMSL30102024.pdf: 405000 bytes, checksum: 3f5fba3944cc90eb898e0d7fe1b1748b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-31T19:05:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 920 bytes, checksum: 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 (MD5) IMSL30102024.pdf: 405000 bytes, checksum: 3f5fba3944cc90eb898e0d7fe1b1748b (MD5) Previous issue date: 2024-10-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
dc.subject | Licitação | pt_BR |
dc.subject | Direito administrativo | pt_BR |
dc.subject | Sanções | pt_BR |
dc.subject | Desconsideração da personalidade jurídica | pt_BR |
dc.subject | Fraude | pt_BR |
dc.subject | administrative law | pt_BR |
dc.subject | bidding | pt_BR |
dc.subject | sanctions | pt_BR |
dc.subject | disregard of legal personality | pt_BR |
dc.subject | fraud | pt_BR |
dc.title | A desconsideração da personalidade jurídica na aplicação de sanções no direito de licitar e contratar: comparativo entre as leis n.º 8.666/1993, 14.133/2021, 12.846/2013 e análise da possibilidade de ampliação nas sanções | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Raquel Moraes de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso analisa a hipótese de fraudes no processo licitatório por meio da utilização de novos arranjos societários, focando na aplicação da desconsideração da personalidade jurídica no direito administrativo brasileiro. O estudo foi motivado por um episódio vivenciado durante estágio curricular, cujo representante legal de empresa licitante, quando penalizado, constituiu-se em nova sociedade para continuar participando de licitações públicas. O objetivo geral foi verificar se as legislações vigentes, Lei n.º 8.666/1993, Lei n.º 14.133/2021 e Lei n.º 12.846/2013, são suficientes e eficazes na prevenção dessas fraudes e se há necessidade de ampliar as sanções. A pesquisa utilizou o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, técnica de observação não participante e revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que as sanções existentes possuem limitações para inibir a criação de novas empresas fraudulentas, o que sugere a necessidade de ajustes na legislação. Conclui-se que a ampliação das sanções, enquanto proposta hábil a evitar mais eficazmente as fraudes, em trabalho conjunto com um controle mais rigoroso, pode ser uma solução viável para evitar a perpetuação de fraudes no processo licitatório | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Jurídicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito - Santa Rita |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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