Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34135
Tipo: TCC
Título: A mídia impressa e a valorização simbólica da cachaça paraibana
Autor(es): Leite, Márcia Ribeiro
Primeiro Orientador: Ramiro, Patrícia Alves
Resumo: O início do século XXI testemunhou um processo de ressignificação da cachaça na Paraíba, com a bebida transitando de um produto associado a grupos sociais marginalizados para um símbolo de identidade cultural e potencial econômico e turístico. Este estudo quer investigar esse processo, com foco especialmente na região do Brejo Paraibano, ao analisar como a mídia impressa, representada pelo jornal A União, no período de 2000 a 2010, contribuiu para a mudança na percepção e valorização da cachaça, levando em conta todo o contexto histórico e as relações de poder da sociedade. A pesquisa, de natureza qualitativa, empregou a análise de conteúdo como principal ferramenta metodológica, permitindo a identificação de padrões, temas recorrentes e menções da cachaça na mídia impressa. A experiência pessoal do autor em uma confraria de cachaça enriqueceu a análise, proporcionando entrevistas com atores que atuaram sobre o tema do consumo e da valorização dessa bebida.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Cachaça
Mídia impressa
Brejo paraibano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34135
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leite, Márcia Ribeiro.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons