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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edilson dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-01T20:23:19Z-
dc.date.available2024-04-20-
dc.date.available2025-04-01T20:23:19Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34138-
dc.description.abstractCartographic practices in geographic education vary beyond the solely geometric dimension of the map, as this is no longer capable of arousing students' interest in cartographic knowledge. In this process, understanding that there are other cartography is an important step towards re-signifying the function of maps at school. It is based on this problem that we seek to investigate whether the use of the methodology of mental maps integrated into geographic education will enable the construction and materialization of geographic calculation and the reframing of the teaching-learning process of school cartography. Based on the qualitative approach, this research refers to a case study with the objective of analyzing the representations of vivid space through the use of the mental map in a way related to a digital mapping tool (Google Maps), developed in school classes. 9th year, at the Escola Estadual de E.F. de Aplicação, Campina Grande-PB and at the Escola Municipal de E.F. Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança-PB. The integration of the mind map with the functionalities of Google Maps made us advance in knowledge and prove its relevance for encouraging geographic calculations in the classroom. Based on the results that mental maps can be understood not only as a means to provide cartographic literacy, but as a methodology that helps students to construct a geographic calculation and teachers to understand and analyze the process of learning cartographic notions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-04-01T20:23:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdilsonDosSantosSilva_Dissert.pdf: 5258573 bytes, checksum: 82be94f0aa03fe7b64e4e16cf32f487b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-01T20:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdilsonDosSantosSilva_Dissert.pdf: 5258573 bytes, checksum: 82be94f0aa03fe7b64e4e16cf32f487b (MD5) Previous issue date: 2024-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectMapa mentalpt_BR
dc.subjectRaciocínio geográficopt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectSchool cartographypt_BR
dc.subjectMental mappt_BR
dc.subjectGeographic reasoningpt_BR
dc.titlePercurso teórico-metodológico do mapa mental no ensino de geografia: estudo de caso em escolas do ensino fundamental do estado da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Emerson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808110433438335pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2668609192950425pt_BR
dc.description.resumoAs práticas cartográficas na educação geográfica necessitam ir além da dimensão unicamente geométrica de mapa, pois esta não é mais capaz de despertar o interesse dos estudantes pelos conhecimentos cartográficos, nesse processo a consideração que existem outras cartografias é um importante passo para a ressignificação da função dos mapas na escola. É com base nessa problemática que procuramos investigar se a utilização da metodologia dos mapas mentais integrada a educação geográfica, possibilitará a construção e materialização do raciocínio geográfico e a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da cartografia escolar. Fundamentada na abordagem qualitativa, a presente pesquisa se refere a um estudo de caso com o objetivo de analisar as representações do espaço vivido a partir da utilização do mapa mental de forma relacionada com uma ferramenta de mapeamento digital (Google Maps), desenvolvida em turmas do 9º ano, na Escola Estadual de E.F. de Aplicação, Campina Grande-PB e na Escola Municipal de E.F. Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança-PB. A integração do mapa mental com as funcionalidades do Google Mapas nos fez avançar no conhecimento e comprovar sua relevância parar suscitar raciocínios geográficos na sala de aula. Com base nos resultados constatamos que os mapas mentais podem ser compreendidos não apenas como meio para propiciar a alfabetização cartográfica, mas como uma metodologia que auxilia os discentes a construírem um raciocínio geográfico e aos professores a compreender e analisar o processo de aprendizagem das noções cartográficas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

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