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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Maria Élida Alves-
dc.date.accessioned2018-02-16T14:03:20Z-
dc.date.available2014-03-28-
dc.date.available2018-02-16T14:03:20Z-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3413-
dc.description.abstractHuman beings are gifted with creativity and possess the ability to learn and to teach. Often, children are not encouraged to seek within him something new and creative. Educational practices developed in the classrooms of early childhood education still are based on an appreciation of knowledge ready and finished that the educator has, and not the awakening of the production capacity of the small child. In this sense, our main concern arose from the issue of the child's submission in the teaching/learning process developed within the school environment, as well as the search for answer the following question: why the child is subjected to a State of passivity in the production of knowledge? Ausubel (1978) suggests the active participation of the student, emphasizing the personal participation of the learner in the acquisition of knowledge, so that they are not seen as mere repetitions or copy of the educator's or construction by the textbook, but a reworking. In this way, the work has as its main objective to introduce children as individuals active in the process of production of knowledge, but pay attention to the understanding of factors which contribute to prejudice and bias in relation to the child's capacity of early childhood education to produce their own knowledge; recognize children as social actors, with voice, action and perspectives; and analyze the elements that contribute to the production of knowledge in children aged four to five years of age. Following the path to achievement of the goals, the research is explanatory character, with a quantitative and qualitative approach, where we interview questionnaires and note how plans for collecting data on the environment of early childhood education. As educators, we need to make use of practices that stimulate and develop creativity, the ability to relate, to interact, you feel, and to assume a critical consciousness in our society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-16T14:03:20Z No. of bitstreams: 1 MEAC28032014.pdf: 564510 bytes, checksum: 81cc3bbea6b6844bc93707e2161e9930 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T14:03:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEAC28032014.pdf: 564510 bytes, checksum: 81cc3bbea6b6844bc93707e2161e9930 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProdução de conhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleA criança da educação infantil como produtora de conhecimentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Joana Emília Paulino de Araújo-
dc.description.resumoOs seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. Muitas vezes, as crianças não são incentivadas a buscar dentro de si algo novo e criativo. As práticas educativas desenvolvidas nas salas de aula da Educação Infantil ainda se fundamentam na apreciação do conhecimento pronto e acabado que o educador detém, e não a do despertar da capacidade de produção da criança pequena. Neste sentido, nossa principal inquietação surgiu a partir da problemática da submissão da criança no processo de ensino/aprendizagem desenvolvidos dentro do ambiente escolar, bem como pela busca da resposta a seguinte indagação: Por que a criança é submetida a um estado de passividade na produção de conhecimento? Ausubel (1978) sugere a participação ativa do estudante, enfatizando a participação pessoal do aprendente na aquisição de conhecimentos, de maneira que eles não sejam encarados como meras repetições ou cópia da construção do educador ou pelo livro didático, mas uma reelaboração pessoal. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal apresentar as crianças como indivíduos ativos no processo de produção do conhecimento, além de atentar para a compreensão de fatores que contribuem para o preconceito e distorções em relação à capacidade da criança da Educação Infantil de produzir seus próprios conhecimentos; reconhecer as crianças como atores sociais ativos, com voz, ação e perspectivas próprias; e analisar os elementos que contribuem para a produção do conhecimento em crianças de quatro a cinco anos de idade. Seguindo o caminho para obtenção dos objetivos, a pesquisa é de caráter explicativo, com abordagem quantitativa e qualitativa, onde utilizamos entrevista, questionários e observação como planos para coleta de dados no ambiente da Educação infantil. Como pedagogos (as), precisamos fazer uso de práticas que estimulem e desenvolva a criatividade, a capacidade de se relacionar, de interagir, de si sentir autônomo e de assumir uma consciência critica em nossa sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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