Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34140
Tipo: | Dissertação |
Título: | O lúdico e a geografia: a produção acadêmica brasileira sobre o jogo no séc. XXI |
Autor(es): | Santos, Joanna Luísa Barros dos |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Luiz Eugênio Pereira |
Resumo: | Explorar a educação geográfica toca diversas subáreas, como formação docente, saberes e práticas, teorias e metodologias, e a história da geografia escolar e acadêmica. Nesse universo temático, a Educação Lúdica e a aprendizagem baseada em jogos aparecem como alternativa para renovar e diversificar os métodos de ensino de Geografia, abordados tanto da esfera metodológica quanto de recursos didáticos. A temática da presente pesquisa se relaciona diretamente com a Geografia, pois analisa a produção acadêmica que une Educação Lúdica à Educação Geográfica ao longo das duas primeiras décadas do século corrente, através do jogo. Esta pesquisa bibliográfica, de caráter quantitativo, teve como objetivo geral mapear teses e dissertações produzidas no Brasil de 2001 a 2020, com foco na discussão sobre Educação Lúdica por meio do jogo relacionado à Geografia. Os objetivos específicos envolveram a revisão de teorias e conceitos, contextualização do período e a análise de elementos dos textos levantados. Utilizando procedimentos de revisão em referenciais teóricos e conceituais, juntamente com um mapeamento sistemático em teses e dissertações, a pesquisa revelou a crescente no volume de textos na segunda década do período, com 2019 sendo o ano mais prolífico em publicações. A distribuição geográfica das obras mostrou uma predominância no eixo Sudeste-Sul, com ausência de documentos para a região Norte. As palavras-chave evidenciaram a conexão com a Geografia, cartografia, tecnologias e ensino, refletindo uma interpretação multifacetada do jogo. Quanto aos perfis de abordagem, os mais recorrentes foram reflexão teórica, criação de jogos, relato de uso de jogos e avaliação de jogos, sendo a maioria dos documentos caracterizada em perfis mistos com mais de uma abordagem. Esses resultados proporcionam uma compreensão abrangente da produção acadêmica sobre Educação Lúdica e jogos relacionados à Geografia no contexto brasileiro. |
Abstract: | knowledge and practices, theories and methodologies, and the history of school and academic geography. In this thematic universe, Playful Education and game-based learning appear as an alternative to renew and diversify Geography teaching methods, approached from both the methodological sphere and teaching resources. The theme of this research is directly related to Geography, as it analyzes the academic production that combines Playful Education with Geographic Education throughout the first two decades of the current century, through games. This bibliographical research, of a quantitative nature, had the general objective of mapping theses and dissertations produced in Brazil from 2001 to 2020, focusing on the discussion about Playful Education through games related to Geography. The specific objectives involved the review of theories and concepts, contextualization of the period and the analysis of elements of the texts collected. Using review procedures in theoretical and conceptual references, together with a systematic mapping in theses and dissertations, the research revealed an increasing volume of texts in the second decade of the period, with 2019 being the most prolific year in publications. The geographical distribution of the works showed a predominance in the Southeast-South axis, with an absence of documents for the North region. The keywords highlighted the connection with Geography, cartography, technologies and teaching, reflecting a multifaceted interpretation of the game. As for the approach profiles, the most recurrent were theoretical reflection, game creation, report of game use and game evaluation, with the majority of documents characterized by mixed profiles with more than one approach. These results provide a comprehensive understanding of academic production on Ludic Education and games related to Geography in the Brazilian context. |
Palavras-chave: | Geografia - Ensino Educação lúdica Metodologias de ensino Mapeamento Produção acadêmica Teaching geography Playful education Teaching methodologies Mapping |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34140 |
Data do documento: | 26-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoannaLuísaBarrosDosSantos_Dissert.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons