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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34142
Tipo: | Dissertação |
Título: | A escola em tempo integral e o currículo Potiguar para o ensino médio: perspectivas a partir da visão de docentes da geografia |
Autor(es): | Cunha, João Paulo Medeiros da |
Primeiro Orientador: | Vital, Saulo Roberto |
Resumo: | A demanda por uma educação pública de qualidade, que solucionasse o fracasso escolar brasileiro, foi intensificada na última década do século XX, desencadeando a elaboração de políticas educacionais que vêm sendo influenciadas por uma agenda global, protagonizada pelos principais organismos internacionais e pela participação da iniciativa privada, a qual passou a enxergar na educação pública possibilidades lucrativas. A educação de tempo integral encontra-se, nesse contexto, descrita e passa a fazer parte das reformas se efetivando na legislação brasileira, sendo citada pela primeira vez na LDB 9.394/96, passando a compor as metas do PNE 2001-2010 e do PNE 2014-2024, e avigorado pela Medida Provisória nº 746, que estabeleceu a Política de Fortalecimento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, sancionada pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Essa articulação desencadeou o aceleramento da implantação da Educação em tempo integral em alguns estados do país. O estado do Rio Grande do Norte, nosso foco neste estudo, corroborou a política de implantação da Educação Integral no Ensino Médio por meio de seu Plano Estadual de Educação. De acordo com o exposto, foisentida a necessidade de acompanhar e analisar de que modo o tempo integral seria articulado ao Novo Ensino Médio. Diante do objeto de estudo, tem-se como objetivo geral analisar o processo de implementação do tempo integral e do currículo a partir das percepções de professores de Geografia das escolas estaduais de Ensino Médio de Natal, RN. A fim de cumpri-lo, ficaram delimitados mais três objetivos específicos: elencar experiências históricas de educação em tempo integral no Brasil; analisar que mudanças esse modelo e o currículo do tempo integral promovem na rotina de trabalho de docentes; e identificar de que forma a implementação implica nas práticas de docentes da Geografia nos componentes eletivos. Para alcançá-los, a pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa para geração e interpretação dos dados, adotando como instrumentos a entrevista semiestruturada e a observação direta. Foi adotada também, em algumas etapas, a pesquisa documental. Consideramos, por fim, que este trabalho se justifica por sua contribuição para a compreensão do modo como tem se dado a implantação do tempo integral em escolas públicas do RN, valorizando a perspectiva de docentes da Geografia. Nesse sentido, percebe-se que o ensino em tempo integral não tem sido elaborado de acordo com a realidade brasileira e os obstáculos existentes, uma vez que desconsidera a falta de infraestrutura das escolas, a lógica de trabalho precarizado e controlado, onde amplia-se o número de atividades realizadas pelos professores, além da má qualidade das formações realizadas ou até mesmo a falta delas. Além disso, parece existir uma busca por esvaziar ainda mais o capital cultural da classe trabalhadora, a fim de mantê-la subserviente, o que podemos constatar pelo pouco interesse na formação cidadã pautada em conhecimento científico e em pensamento crítico. |
Abstract: | The demand for quality public education to address Brazilian educational failures intensified in the last decade of the 20th century, leading to the development of educational policies influenced by a global agenda led by major international organizations and private sector involvement, viewing public education as a profitable venture. In this context, integral education emerged, becoming part of Brazilian legislation and mentioned for the first time in Law 9,394/96, subsequently included in the National Education Plan (PNE) 2001-2010 and PNE 2014-2024. It gained strength with Measure Provision No. 746, establishing the Policy for Strengthening the Implementation of Full-Time High Schools, sanctioned by Law No. 13,415 on February 16, 2017. This initiative accelerated the implementation of Full-Time Education in some states, with the focus of this study being the state of Rio Grande do Norte, which aligned with the Comprehensive Education policy for High School through its State Education Plan. Given this, there was a need to monitor and analyze how full-time education would be integrated into the New High School curriculum. The overall objective is to analyze the implementation process of full-time education and the curriculum from the perspectives of Geography teachers in state high schools in Natal, RN. Three specific objectives were delineated: list historical experiences of full-time education in Brazil, analyze the changes this model and the full-time curriculum bring to teachers' work routines, and identify how implementation affects Geography teachers' practices in Elective Components. To achieve these objectives, the research relied on a qualitative approach for data generation and interpretation, using semi-structured interviews and direct observation as instruments. Documentary research was also conducted at certain stages. In conclusion, this work justifies its contribution to understanding the implementation of full-time education in public schools in RN, valuing the perspectives of Geography teachers. It is evident that full-time teaching has not been tailored to the Brazilian reality and existing obstacles, overlooking school infrastructure issues, precarious and controlled work conditions, increased workload for teachers, and poor quality or lack of teacher training. Additionally, there seems to be an attempt to further diminish the cultural capital of the working class, maintaining subservience, as evidenced by the lack of interest in citizen education based on scientific knowledge and critical thinking. |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Educação em tempo integral Currículo escolar Educação integral - Política Integral education Full-Time education Curriculum Geography education Elective components |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34142 |
Data do documento: | 20-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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