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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34152
Tipo: | Dissertação |
Título: | Idealização, criação e implementação do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal da Paraíba : avaliação de um percurso histórico |
Autor(es): | Moura, Diana Lima de |
Primeiro Orientador: | Castelo Branco, Uyguaciara Veloso |
Resumo: | A ampliação do acesso ao ensino superior tornou-se evidente, no Brasil, a partir da criação de programas e ações como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), este voltado para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para efeito deste estudo, nosso enfoque incidirá sobre as políticas voltadas às IFES. O presente trabalho se aprofundará no REUNI, uma das políticas criadas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, no ano de 2007, que tinha como principal objetivo cumprir a meta de expansão da oferta da educação superior, prevista no Plano Nacional de Educação. A UFPB elaborou seu projeto e submeteu ao Conselho Universitário, visando a consolidação da instituição, em suas dimensões acadêmicas e administrativas. Para esta pesquisa, discutiremos, em profundidade, a proposta de ação inovadora complementar apresentada no Projeto REUNI da UFPB: a criação do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). Nesse sentido, constituiu-se como nosso objetivo geral analisar como se deu a criação e a implantação das metas, propostas pelo Projeto REUNI/UFPB, do/no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional, no período de 2008 a 2019. Para atender a esse objetivo, metodologicamente, foi realizado, inicialmente, o levantamento e análise do estado do conhecimento, de documentos públicos e do aparato legal de criação e implantação das metas propostas pelo REUNI/UFPB, além das respostas dadas pelos gestores estratégicos, verificando o cumprimento (ou não) das metas propostas, com vistas à elaboração de um relatório técnico-gerencial, demonstrando as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do CTDR, por meio da aplicação da análise SWOT (FOFA). Os dados foram analisados, qualitativamente, através de estatística descritiva (com apresentação sob a forma de tabelas, quadros e gráficos) e da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados permitem confirmar que o CTDR cumpriu parcialmente suas metas, porém a missão idealizada de contribuir para o desenvolvimento regional e local tem sido cumprida, como pode ser registrado em alguns importantes achados da pesquisa, apontando para a necessidade de estudos sobre impacto social e econômico para aprofundar os nossos resultados. |
Abstract: | The expansion of access to higher education became evident in Brazil with the creation of programs and initiatives such as the University for All Program (ProUni) and the Program to Support the Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI), the latter focused on Federal Institutions of Higher Education (IFES). For the purposes of this study, our focus will be on policies aimed at IFES. This paper will delve into REUNI, one of the policies created by President Luís Inácio Lula da Silva in 2007, which had the primary goal of meeting the target of expanding the provision of higher education, as outlined in the National Education Plan. UFPB developed its project and submitted it to the University Council, aiming at the consolidation of the institution in its academic and administrative dimensions. For the present work, we will discuss in-depth the complementary innovative action proposed in UFPB’s REUNI Project: the creation of the Center for Technology and Regional Development (CTDR). In this regard, our general objective is to analyze how the creation and implementation of the goals proposed by the REUNI/UFPB Project for the Center for Technology and Regional Development occurred, during the period from 2008 to 2019. To achieve this objective, methodologically, we initially conducted a survey and analysis of the state of knowledge, public documents, and the legal framework for the creation and implementation of the goals proposed by REUNI/UFPB, as well as the responses provided by strategic managers, verifying the fulfillment (or not) of the proposed goals, with the aim of producing a technical management report, demonstrating the strengths, opportunities, weaknesses, and threats of the CTDR through the application of the SWOT analysis. The data were analyzed qualitatively, using descriptive statistics (with presentation in the form of tables, charts, and graphs) and the Content Analysis technique (Bardin, 1977). The results confirm that the CTDR partially achieved its goals; however, the mission envisioned to contribute to regional and local development has been fulfilled, as evidenced by some important research findings, pointing to the need for studies on social and economic impact to further deepen our results. |
Palavras-chave: | Educação superior - Políticas públicas Educação superior - Políticas de expansão Políticas de expansão - REUNI Higher Education Public Policies Expansion Policies CTDR/UFPB |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34152 |
Data do documento: | 29-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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