Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34153
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão de bibliotecas na educação profissional e tecnológica : avaliação dos recursos materiais e informacionais no Instituto Federal da Paraíba |
Autor(es): | Nascimento, Fabiana Lopes do |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Geysa Flávia Câmara de Lima |
Primeiro Coorientador: | Castro Neto, Mariano |
Resumo: | Em um contexto de mudança da sociedade industrial para a sociedade da informação e do conhecimento, admite-se a compreensão do mundo no processo de globalização, das tecnologias que ocorrem através das relações econômicas. Esta dissertação discute a importância da informação na sociedade, particularmente no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), que estão passando por transformações significativas globalmente. Discute também o papel das bibliotecas nessas instituições, pois são cruciais para promover a inclusão social e gerenciar os resultados institucionais. As bibliotecas nos Institutos Federais de Ensino (IFES) são vistas como sistemas de gestão estratégica que respondem às demandas de educação em aspectos funcionais e operacionais. Neste sentido a presente dissertação tem como objetivo geral: Analisar a gestão dos recursos materiais e informacionais (recursos humanos, tecnológicos e materiais) como método aplicativo para a Biblioteca Nilo Peçanha, campus João Pessoa. Já os objetivos específicos focam em identificar os recursos materiais e informacionais compreendidos como (recursos humanos, tecnológicos e materiais) existentes na biblioteca Nilo Peçanha, campus João Pessoa; caracterizar os elementos da estrutura organizacional, a implantação ou avaliação das estruturas existentes no que concerne espaço de estudo, iluminação, ambiente e espaço e propor um guia de gestão informacional e material aplicável a biblioteca. Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, em razão de apresentar resultados a respeito da conjuntura da biblioteca de educação profissional e tecnológica pública instalada em João Pessoa, em relação ao fortalecimento da gestão de recursos. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, com análise descritiva. Adotou-se como instrumento de pesquisa a observação/análise sistemática e a aplicação do checklist com campo para observações. Cumprindo os objetivos do estudo verificou-se que dentro dos processos observados, os recursos materiais e informacionais no contexto biblioteca, considera a integração eficaz entre os recursos humanos, tecnológicos e materiais. Tratados nos pontos verificados na análise dos recursos no que se refere aos elementos da estrutura organizacional, a implantação ou avaliação das estruturas existentes no que concerne espaço de estudo, iluminação, ambiente e espaço. Assim, quanto a descrição dos elementos da estrutura, encontrou-se no item presente encontrados na biblioteca, esses elementos atendem às necessidades dos usuários e aos objetivos da instituição. Sendo o produto proposto após esses resultados viabiliza melhorar a gestão de recursos materiais e recursos informacionais evidenciado nas diversas potencialidades dos recursos (humanos, tecnológicos e materiais). |
Abstract: | In the context of the shift from an industrial society to an information and knowledge society, it is important to understand the world in the process of globalization and the technologies that occur through economic relations. This dissertation discusses the importance of information in society, particularly in the context of Higher Education Institutions (HEIs), which are undergoing significant transformations globally. It also discusses the role of libraries in these institutions, as they are crucial to promoting social inclusion and managing institutional results. Libraries in Federal Education Institutes (IFES) are seen as strategic management systems that respond to the demands of education in functional and operational aspects. With this in mind, the general objective of this dissertation is to analyze the management of material and information resources (human, technological and material resources) as an application method for the Nilo Peçanha Library, João Pessoa Campus. The specific objectives focus on identifying the material and informational resources understood as (human, technological and material resources) existing in the Nilo Peçanha Library, João Pessoa Campus; characterizing the elements of the organizational structure, the implementation or evaluation of existing structures with regard to study space, lighting, environment and space. Propose an information and material management guide applicable to the library. This research is of an applied nature, as it presents results regarding the situation of the public professional and technological education library in João Pessoa, in relation to strengthening resource management. Methodologically, this study is characterized as qualitative, exploratory and field research, with descriptive analysis. The research instrument adopted was systematic observation/analysis and the application of a checklist with a field for observations. In order to meet the study's objectives, it was found that within the processes observed, the material and information resources in the library context consider the effective integration of human, technological and material resources. The points verified in the analysis of resources with regard to the elements of the organizational structure, the implementation or evaluation of existing structures with regard to study space, lighting, environment and space. Thus, when describing the elements of the structure, it was found in the item present in the library that these elements meet the needs of users and the objectives of the institution. The product proposed following these results makes it possible to improve the management of material resources and information resources, as evidenced by the various potentialities of the resources (human, technological and material). |
Palavras-chave: | Gestão Recursos informacionais Recursos materiais IFPB Management Evaluation Material resources Information resources |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34153 |
Data do documento: | 28-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabianaLopesDoNascimento_Dissert.pdf | 12,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons