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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34161
Tipo: Dissertação
Título: A formação inicial do professor de geografia na: o olhar dos egressos sobre o currículo de 2016
Autor(es): Silva, Mayanne Gomes da
Primeiro Orientador: Assis, Lenilton Francisco de
Resumo: A formação de professores tornou-se pauta frequente dos debates políticos e acadêmicos das duas últimas décadas devido às várias políticas destinadas às reformas curriculares dos cursos de licenciaturas, tais como as promovidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2002. Nesse cenário, o curso de Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que formava professores de modo complementar à formação de geógrafos bacharéis, passou por uma demorada reforma curricular que culminou com a criação independente do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em 2016. O novo PPC apresenta bons avanços formativos na sua estrutura curricular como a oferta do componente Metodologia do Ensino em Geografia, as Práticas como Componentes Curriculares e a ampliação dos Estágios Supervisionados de Ensino. Porém, o currículo prescrito é recontextualizado pelos sujeitos envolvidos nos processos formativos e transformado em currículo praticado, nem sempre atingindo as metas designadas nos documentos oficiais. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi analisar a formação inicial do professor de Geografia na UFPB a partir do olhar dos egressos sobre o currículo de 2016. Considerou-se que a formação inicial de professores é o momento da construção de uma base sólida de conhecimentos a partir da articulação teoria-prática que possibilita a reflexão-ação-reflexão da prática profissional. A investigação seguiu a abordagem qualitativa para a pesquisa em educação do tipo estudo de caso. Adotou os seguintes procedimentos metodológicos: análise bibliográfica e documental; aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com três egressos do currículo de 2016 que constituíram os sujeitos da pesquisa. Foi investigado o perfil socioeconômico dos licenciandos a partir dos Relatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2017 e 2021. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para a sistematização e inferência dos dados e informações que produziram os resultados. Desse modo, apesar dos efeitos da pandemia da Covid-19 no número de egressos e nos seus olhares sobre o currículo, estes revelaram avanços, mas também lacunas e problemas na formação inicial do professor de Geografia da UFPB, principalmente relacionados à tradição “bacharelesca” e à prática dos professores-formadores dos componentes específicos da Geografia que, muitas vezes, não são condizentes com um curso de licenciatura.
Abstract: Teacher training has become a frequent topic of political and academic debates in the last two decades due to the various policies aimed at curricular reforms for undergraduate courses, such as those promoted by the National Curricular Guidelines (DCN) of 2002. In this scenario, the course of Geography at the Federal University of Paraíba (UFPB), which trained teachers in a complementary way to the training of bachelor geographers, underwent a lengthy curricular reform that culminated in the independent creation of the Degree Pedagogical Project (PPC) in 2016. The new PPC presents good formative advances in its curricular structure, such as the offering of the Geography Teaching Methodology component, Practices as Curricular Components and the expansion of Supervised Teaching Internships. However, the prescribed curriculum is recontextualized by the subjects involved in the training processes and transformed into a practiced curriculum, not always reaching the goals designated in official documents. In this sense, the objective of the work was to analyze the initial training of Geography teachers at UFPB from the perspective of graduates on the 2016 curriculum. It was considered that initial teacher training is the moment to build a solid base of knowledge based on the theory-practice articulation that enables reflection-action-reflection of professional practice. The investigation followed the qualitative approach to education research of the case study type. It adopted the following methodological procedures: bibliographic and documentary analysis; application of questionnaires and semi-structured interviews with three graduates of the 2016 curriculum who constituted the research subjects. The socioeconomic profile of undergraduate students was investigated based on the 2017 and 2021 National Student Performance Exam (ENADE) Reports. Content analysis was the technique used to systematize and infer the data and information that produced the results. Thus, despite the effects of the Covid-19 pandemic on the number of graduates and their views on the curriculum, these revealed advances, but also gaps and problems in the initial training of Geography teachers at UFPB, mainly related to the “baccalaureate” tradition. and the practice of teacher trainers in specific components of Geography, which are often not consistent with a degree course.
Palavras-chave: Formação de professores - Geografia
Licenciatura em geografia - Currículo de 2016
Projeto Pedagógico do Curso
Reforma curricular
Perspectiva dos egressos.
Teacher training
Geography
Curriculum
Course Pedagogical Project
Graduates
Curriculum reform
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34161
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

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