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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34165
Tipo: Dissertação
Título: O violão brasileiro e seu ensino: uma visão a partir de uma instituição de ensino superior no Nordeste brasileiro
Autor(es): Gaiao, Lucas Dantas
Primeiro Orientador: Ribeiro, Fábio Henrique Gomes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal compreender como o violão brasileiro se faz presente nos cursos de violão em uma instituição de ensino superior localizada no nordeste brasileiro. Para tal desenvolveu-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa baseada em entrevistas, os dados coletados por meio destas entrevistas de caráter semiestruturado foram postos em diálogo com outros dados, obtidos a partir de uma pesquisa bibliográfica - voltada para literatura da área - e uma análise documental - de ementas de curso, fluxograma, e outros documentos relativos ao ensino de violão na instituição. A base teórica foi desenvolvida a partir da discussão do conceito de música brasileira e violão brasileiro, de textos que discutem as faces do violão na música brasileira, de reflexões voltadas para a formação do violonista em nível superior e de considerações em torno de desafios e perspectivas para a formação musical no ensino superior contemporânea. A partir da triangulação dos dados obtidos das análises, com a literatura da área e a base teórica do trabalho, observou-se a manifestação do violão brasileiro de formas distintas, relacionadas às múltiplas faces do violão, nos levando a uma discussão em torno de como estas diferentes vertentes violonísticas se manifestam no ensino superior. Nas falas dos entrevistados pudemos enxergar concepções distintas em relação ao violão e sua relação com a música brasileira, assim como, diferentes entendimentos em torno do ensino do instrumento no nível superior. Baseado nos resultados obtidos por meio das análises presentes neste trabalho, pudemos enxergar perspectivas para a construção de um ensino de violão essencialmente brasileiro, tratando o repertório nacional a partir de uma concepção de ensino brasileira, evitando importações acríticas e a falsa impressão de mudança de que uma simples mudança no repertório trabalhado representaria uma mudança de paradigma. Além disso, ficou evidente a necessidade de mais trabalhos que pesquisem e discutam: o violão brasileiro enquanto fenômeno musical e cultural, as diferentes faces do violão na música brasileira e as implicações que uma compreensão alargada e plural pode trazer para o ensino deste instrumento no Brasil, em busca de uma maior inserção deste repertório, suas práticas conhecimentos e saberes no ambiente acadêmico.
Abstract: This study's primary aim is to understand how different facets of brazilian guitar are integrated into guitar courses at a higher education institution in northeastern Brazil. To this end, a field research study with a qualitative approach based on semi-structured interviews was conducted. Data collected through these interviews were analyzed alongside additional data derived from a literature review and a document analysis of course syllabi and other documents related to guitar instruction at the institution. The theoretical framework was developed by exploring the concepts of Brazilian music and Brazilian guitar, with texts discussing the various facets of the guitar in Brazilian music, reflections on the training of guitarists at the higher education level, and considerations on the challenges and prospects for music education in contemporary higher education. Triangulating data from interviews, literature, and the theoretical foundation, the study revealed distinct manifestations of Brazilian guitar, connected to its multiple roles and repertoires, leading to a discussion on how these diverse guitar styles appear in higher education, especially in this institution. Interview responses indicated varying conceptions of the guitar and its relationship with Brazilian music, as well as different understandings regarding the teaching of the instrument at the tertiary level. Based on the findings from these analyses, we identify opportunities for constructing a Brazilian approach to guitar teaching, where national repertoire is approached through a uniquely Brazilian teaching perspective, avoiding uncritical imports and the misconception that merely changing the repertoire equates to a paradigm shift. Moreover, this study highlights the need for further research on: Brazilian guitar as a cultural and musical phenomenon, its diverse roles within Brazilian music, and the implications of a broadened, pluralistic understanding of this instrument in academic settings. This expanded perspective aims to foster greater incorporation of Brazilian repertoire, practices, and knowledge within the academic environment.
Palavras-chave: Violão
Música brasileira
Ensino de instrumento
Ensino superior
Violão brasileiro
Guitar
Brazilian music
Musical instrument education
Higher education
Brazilian guitar
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34165
Data do documento: 31-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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