Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34181
Tipo: | TCC |
Título: | A produção de texto e as FVNexA na educação básica: reflexões e proposições |
Autor(es): | Santos, Edson Nascimento dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Jorgevaldo de Souza |
Resumo: | Este estudo se propõe a investigar a produção de texto na educação básica, utilizando como base a linguística de texto e os estudos sobre gêneros textuais. Partindo de uma análise crítica do sistema educacional, examina-se a contribuição da linguística de texto e dos estudos sobre gêneros textuais no contexto escolar, destacando sua relevância para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos estudantes, sobremaneira na elaboração textual. O objetivo é analisar as dinâmicas discursivas e as funções sociocognitivas dos gêneros textuais nas interações humanas, bem como identificar metodologias pedagógicas eficazes para sua incorporação no currículo escolar. Busca-se também investigar como os gêneros textuais podem ser utilizados como instrumentos pedagógicos para aprimorar o processo de aprendizagem e promover o desenvolvimento de competências comunicativas dos alunos, desenvolvendo uma educação mais abrangente e contextualizada, especialmente nos processos de produção de textos. Para tanto, recorre-se, enquanto procedimento teórico-metodológico, às contribuições da linguística de texto e dos estudos dos gêneros textuais, sobretudo as pesquisas de Koch (1989, 2015, 2010) e de Marcuschi (2008, 2010, 2012). Ademais, considera-se o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tanto pelos docentes, quanto pelos estudantes e da ferramenta FVNexA, fundamentando-se nas reflexões de Matos (2020) sobre a aplicação dessas ferramentas no contexto educacional para estimular a participação e a criatividade dos alunos, potencializando o desenvolvimento das habilidades de escrita no ambiente escolar com uma maior intensidade. Como contribuição desta pesquisa, destaca-se a potencial melhoria na qualidade do aprendizado da escrita e no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, provocado pelo seu contato com a era digital. A utilização de ferramentas virtuais desempenha um papel significativo, especialmente ao favorecer a organização textual, contudo, identifica-se como limitação a dificuldade de acesso aos ambientes digitais adequados, decorrente de condições adversas, como a insuficiência de recursos e o apoio limitado às instituições de ensino. Apesar disso, a pesquisa aponta que é possível sim desenvolver práticas, pedagógicas inovadoras, destacando o uso consciente e direcionado das tecnologias digitais como uma grande estratégia para tornar o ensino da escrita mais inclusivo e significativo. |
Abstract: | This study aims to investigate text production in basic education, using text linguistics and studies on textual genres as a basis. Based on a critical analysis of the educational system, the contribution of text linguistics and studies on textual genres in the school context is examined, highlighting their relevance for the development of students' communication skills, especially in text elaboration. The objective is to analyze the discursive dynamics and sociocognitive functions of textual genres in human interactions, as well as to identify effective pedagogical methodologies for their incorporation into the school curriculum. It also seeks to investigate how textual genres can be used as pedagogical instruments to improve the learning process and promote the development of students' communication skills, developing a more comprehensive and contextualized education, especially in text production processes. To this end, the theoretical-methodological procedure used is the contributions of text linguistics and studies of textual genres, especially the research of Koch (1989, 2015, 2010) and Marcuschi (2008, 2010, 2012). Furthermore, the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) by both teachers and students and the FVNexA tool are considered, based on the reflections of Matos (2020) on the application of these tools in the educational context to stimulate student participation and creativity, enhancing the development of writing skills in the school environment with greater intensity. As a contribution of this research, we highlight the potential improvement in the quality of writing learning and in the development of students' critical thinking, caused by their contact with the digital age. The use of virtual tools plays a significant role, especially in favoring textual organization; however, the difficulty of accessing appropriate digital environments is identified as a limitation, due to adverse conditions, such as insufficient resources and limited support from educational institutions. Despite this, the research indicates that it is possible to develop innovative pedagogical practices, highlighting the conscious and targeted use of digital technologies as a great strategy to make writing teaching more inclusive and meaningful. |
Palavras-chave: | Gêneros textuais Ensino Linguística de texto Tecnologia digitais FVNexA |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34181 |
Data do documento: | 5-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENS09122024.pdf | 389,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons