Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34183
Tipo: | TCC |
Título: | Oralidade e escrita: relações e impactos na formação do sujeito comunicativo |
Autor(es): | Silva, Gilderlândia Nunes da |
Primeiro Orientador: | Araújo, Fabiana Souza e Silva Mendes de |
Resumo: | A oralidade e a escrita são elementos essenciais na construção do sujeito comunicativo, influenciando profundamente o desenvolvimento intelectual, social e cultural dos indivíduos. A oralidade, enquanto prática de comunicação espontânea e interativa, facilita a troca imediata de ideias e fortalece a argumentação e a escuta ativa. A escrita, por sua vez, contribui para a organização e a permanência do pensamento, permitindo ao sujeito registrar e aprofundar conhecimentos. Walter Ong (1982) discute as diferenças cognitivas entre culturas orais e escritas, destacando o impacto da escrita na estruturação do pensamento abstrato e na construção de uma consciência crítica. Já Paul Zumthor (1993) explora a oralidade como um fenômeno performático, que, além de servir à comunicação, é uma manifestação de identidade cultural e social. Essas duas práticas, quando integradas no ambiente educacional, têm o potencial de formar sujeitos comunicativos mais completos e críticos, capazes de interpretar e expressar ideias em diferentes contextos. No entanto, a literatura aponta para desafios nesse processo, como o excesso de foco na escrita formal e a negligência da oralidade no ensino tradicional. Paulo Freire (1987) enfatiza a importância de uma educação linguística crítica, que valorize ambas as práticas para promover a autonomia e a cidadania. A integração entre oralidade e escrita contribui não apenas para o desenvolvimento linguístico, mas também para a construção de habilidades cognitivas e sociais, tornando o indivíduo apto a participar de maneira ativa e responsável na sociedade. |
Abstract: | Orality and writing are essential elements in the construction of the communicative subject, profoundly influencing individuals' intellectual, social, and cultural development. Orality, as a form of spontaneous and interactive communication, facilitates the immediate exchange of ideas and strengthens skills such as argumentation and active listening. Writing, in turn, contributes to the organization and permanence of thought, allowing individuals to record and deepen knowledge. Walter Ong (1982) discusses the cognitive differences between oral and written cultures, highlighting the impact of writing on the structuring of abstract thought and the construction of critical consciousness. Paul Zumthor (1993) explores orality as a performative phenomenon that, beyond its communicative function, serves as a manifestation of cultural and social identity. These two practices, when integrated into educational contexts, have the potential to form more complete and critical communicative subjects, capable of interpreting and expressing ideas across diverse contexts. However, literature points to challenges in this process, such as an overemphasis on formal writing and the neglect of orality in traditional education. Paulo Freire (1987) emphasizes the importance of a critical linguistic education that values both practices, promoting autonomy and citizenship. The integration of orality and writing contributes not only to linguistic development but also to the construction of cognitive and social skills, making individuals better prepared for active and responsible participation in society. |
Palavras-chave: | Oralidade Escrita Comunicativo |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34183 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GNS10122024.pdf | 299,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons