Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFélix, Jaqueline Ramos da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-07T15:57:32Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2025-04-07T15:57:32Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34185-
dc.description.abstractLiterary literacy is crucial for the deep understanding of literary texts, going beyond the decoding of words. The development of this literacy through the fantastic tale allows the formation of critical readers and the appropriation of literature as a language and social practice of which they promote dialogues and discussions, encouraging critical reflection in students, being the responsibility of the school, to promote pedagogical and didactic strategies that contemplate literary literacy in the classroom, improving the quality of reading teaching, contributing to effective education. The objective of this work is to investigate and understand how the use of the fantastic tale, supported by specific pedagogical and didactic practices, can contribute to the formation of the critical reader by promoting literary literacy. To this end, the chosen methodology has a qualitative, descriptive, interpretative approach. The methodological procedures adopted will be based on bibliographic research, with data collection from content analysis. To support this analysis on the formation of the critical reader, via literary literacy under the subsidy of fantastic literature, it is essential to consider authors who contributed significantly to the theme: Bordine. M.G.; Aguiar (1988), Cosson (2009), Todorov (2008), Soares (2006), Ceserani (2006) among others. We believe that this research will enable the construction of productive pedagogical strategies through the fantastic tale, contributing positively to the formation of the critical reader by promoting literary literacy, which has as a fundamental role, to form competent readers who can build a more informed, critical and culturally rich society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-07T15:57:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRSF09122024.pdf: 675265 bytes, checksum: f2c81f30d9bafc0f738ae562eefb211c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-07T15:57:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRSF09122024.pdf: 675265 bytes, checksum: f2c81f30d9bafc0f738ae562eefb211c (MD5) Previous issue date: 2024-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectConto fantásticopt_BR
dc.subjectLeitor críticopt_BR
dc.titleLetramento literário: o conto fantástico como instrumento de formação do leitor críticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.contributor.advisor-co1Assis, Guilherme Ewerton Alves de-
dc.description.resumoO letramento literário é crucial para a compreensão profunda de textos literários, indo além da decodificação de palavras. O desenvolvimento desse letramento através do conto fantástico permite a formação de leitores críticos e a apropriação da literatura como linguagem e prática social das quais promovem diálogos e discussões, incentivando a reflexão crítica nos alunos, sendo responsabilidade da escola, promover estratégias pedagógicas e didáticas que contemplem o letramento literário em sala de aula, melhorando a qualidade do ensino de leitura, contribuindo com uma educação eficaz. O objetivo desse trabalho é investigar e compreender como o uso do conto fantástico, apoiado em práticas pedagógicas e didáticas específicas, pode contribuir para a formação do leitor crítico promovendo o letramento literário. Para tanto, a metodologia escolhida possui uma abordagem de natureza qualitativa descritiva interpretativista. Os procedimentos metodológicos adotados serão fundamentados na pesquisa bibliográfica, com coleta de dados a partir da análise de conteúdo. Para fundamentar esta análise sobre a formação do leitor crítico, via letramento literário sob o subsídio da literatura fantástica, é imprescindível considerar autores que contribuíram de maneira significativa com a temática: Bordine. M.G.; Aguiar (1988), Cosson (2009), Todorov (2008), Soares (2006), Ceserani (2006) entre outros. Acreditamos que essa pesquisa possibilitará a construção de estratégias pedagógicas produtivas através do conto fantástico, contribuindo positivamente com a formação do leitor crítico ao promover o letramento literário, que tem como papel fundamental, formar leitores competentes que conseguem construir uma sociedade mais informada, crítica e culturalmente rica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRSF09122024.pdf659,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons