Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Camila Santa Cruz Lins de-
dc.date.accessioned2025-04-08T17:18:26Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2025-04-08T17:18:26Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34210-
dc.description.abstractIn recent years, the pursuit of gender equality in society has become a global endeavor. Thisisevidenced by the fact that the United Nations (UN) has included Gender Equality as oneofitsSustainable Development Goals (SDG 5). Despite this, achieving this goal remains distant invarious sectors of society, according to some of the leading international gender equalityindices. In the academic environment, there are still few studies that provide an overviewofinequality within higher education institutions in Brazil and globally. This studyassesses,based on primary data, the state of gender equality at the Federal Universityof Paraíba(UFPB), specifically within two centers with distinct characteristics: the Center for Human,Social, and Applied Sciences (CCHLA) and the Center for Computer Science (CI). Theanalysis was conducted using data on faculty, students, and administrative staff, consideringthe presence of women and men in undergraduate courses, postgraduate programs, leadershiproles in departments and coordinations, and in research and extension programs at UFPBduring 2022 and 2023. Data on training, health, paternity and maternity leaves, andtheservices provided by the Committee for the Prevention and Addressing of ViolenceAgainstWomen (Comu) were also considered. After a detailed analysis of the quantitative data, theGEHEI – Gender Inequality Index in Higher Education Institutions was applied. Theresultsreveal that the two centers exhibit distinct characteristics regarding gender inequality. TheCIis notably unequal, with the vast majority of leadership and power positions heldbymen. Incontrast, the CCHLA, although predominantly female at both the undergraduateandpostgraduate levels, still has a high proportion of men in leadership and power positions. Thus,the data from this study show that men are able to attain higher positions of power andleadership even in a predominantly female environment (CCHLA)pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-04-08T17:18:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CamilaSantaCruzLinsDeSiqueira_Dissert.pdf: 3966030 bytes, checksum: bd307e42e09c710fe310560b9e574239 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T17:18:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CamilaSantaCruzLinsDeSiqueira_Dissert.pdf: 3966030 bytes, checksum: bd307e42e09c710fe310560b9e574239 (MD5) Previous issue date: 2024-09-06en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIgualdade de gêneropt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectDesigualdade de gênero - Índicespt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.titleIgualdade de gênero: avaliação em uma instituição pública de ensino superior na Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Josilene Aires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0217665225894308pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8526361935103389pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, a busca por condições igualitárias entre homens e mulheres na sociedadetem acontecido de forma global, a prova disso é que a Organização das Nações Unidas (ONU)definiu a Igualdade de Gênero como um dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS 5). Em diversos setores da sociedade, este objetivo ainda está longe de ser alcançado,segundo alguns dos principais índices internacionais de igualdade de gênero. Noambienteacadêmico, existem ainda poucos estudos que mostram o panorama da desigualdadenasinstituições de ensino superior no Brasil e no mundo. Este trabalho avalia, a partir dedadosprimários, como se encontra a igualdade de gênero na Universidade Federal daParaíba(UFPB), mais especificamente em dois centros com características distintas, oCentrodeCiências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e o Centro de Informática (CI). Aanálisefoirealizada a partir dos dados de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos,levando em consideração a presença de mulheres e homens nos cursos de graduação, nosprogramas de pós-graduação, nos cargos de poder dos departamentos e coordenações, enosprogramas de pesquisa e extensão da UFPB nos anos de 2022 e 2023. Tambémforamconsiderados dados de licenças capacitação, saúde, paternidade e maternidadeedosatendimentos realizados pelo Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violênciacontra as Mulheres (Comu). Após a análise detalhada dos dados quantitativos, foi aplicadooGEHEI – Índice de Desigualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior. Osresultados evidenciam que os dois centros possuem suas peculiaridades quanto à desigualdadede gênero, sendo o CI fortemente desigual, com a grande maioria de posições depodereliderança ocupadas por homens. Já o CCHLA, embora contemple uma grandemaioriafeminina em seus quadros, seja no nível de graduação como na pós-graduação, temasposições de poder e liderança ocupadas por um número alto de homens. Ou seja, osdadosdesse estudo evidenciam que os homens conseguem galgar maiores posições depodereliderança mesmo em um ambiente majoritariamente feminino (CCHLA).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaSantaCruzLinsDeSiqueira_Dissert.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons