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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34211
Tipo: Dissertação
Título: Política Educacional em Direitos Humanos: Legislações, Normas e Diretrizes Comparadas dos Casos de Brasil e Chile
Autor(es): Smanioto, Hiago Henrique Lins
Primeiro Orientador: Nóbrega, Ivanalda Dantas da
Resumo: O desenvolvimento da Educação em e para os Direitos Humanos se consolida em parte, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH (DUDH, 1948), da Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9394/96 (Brasil, 1996), dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (Brasil, 1997), do Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 (PNDH, 2010) e, por fim, no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos III- PNEDH (PNEDH, 2007), como instrumentos normativos que sustentam as práticas de EDH no sistema educacional do Brasil. No Chile, a educação em direitos humanos está consolidada pela Ley General de la Educación, Ley 21042, cria o sistema de Educación Publica Chilena, Marco Curricular dos Objetivos Fundamentais e Conteúdos Mínimos Obrigatórios (OFCMO), Objetivos Fundamentais Transversais (OFT) e o desenvolvimento de políticas públicas na temática. O Artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, DUDH (ONU, 1948, [.s.p.]), estabelece a educação como um direito humano, pois possibilita o desenvolvimento pleno do ser humano. Ao mesmo tempo, a mesma declaração em seu preâmbulo, afirma que é por meio da educação que a cultura dos direitos humanos, como um ideal comum, deverá atingir aos povos e às nações, e assim, poderá desenvolver o respeito aos Direitos Humanos - DH e às liberdades. Este trabalho tem por objetivo realizar levantamento de legislações de Educação em e para Direitos Humanos, nos casos de Brasil e Chile, a fim de estabelecer comparações sobre os marcos regulatórios e os casos paradigmáticos de formação de professores nestes países. A pesquisa tem abordagem qualitativa, sendo exploratória, descritiva e comparada. Trata-se de uma pesquisa documental, que busca evidências sobre a Educação em Direitos Humanos nos documentos construídos por Brasil e Chile, que dão forma e sustentação a práticas de Educação em Direitos Humanos nos respectivos sistemas de educação, a nível federal, estadual, municipal e provincial. Tal estratégia, levanta e oferece sistematização comparada das categorias escolhidas, por meio da análise de conteúdo, a análise de conteúdo desenvolve-se em três fases: (a) pré-análise; (b) exploração do material; (c) tratamento dos dados, inferência e interpretação (Bardin, 1977, p. 95). Os programas, resoluções e legislações buscam promover a implementação da educação em direitos humanos no sistema de educação brasileiro por meio dos conteúdos que dão forma e força política a ação do Estado na promoção dos direitos humanos em especial da educação, estes conteúdos foram destacados como essenciais por Benevides, apontando que podemos afirmar do ponto de vista dos dispositivos jurídico pedagógicos em Brasil e Chile têm sido exitoso na promoção e avanço da Educação em Direitos Humanos.
Abstract: The development of Education in and for Human Rights is partly consolidated based on the Universal Declaration of Human Rights - UDHR (UDHR, 1948), the Federal Constitution of 1988 (Brazil, 1988), the Law of Guidelines and Bases of Education National - LDB nº 9394/96 (Brazil, 1996), the National Curricular Parameters - PCN (Brazil, 1997), the National Human Rights Plan - PNDH-3 (PNDH, 2010) and, finally, the National Education Plan in Human Rights III- PNEDH (PNEDH, 2007), as normative instruments that support HRE practices in the educational system in Brazil and, in Chile, human rights education is consolidated by the Ley General de la Educación, Ley 21042, creating the Chilean Public Education system, Curricular Framework of Fundamental Objectives and Mandatory Minimum Contents (OFCMO), Transversal Fundamental Objectives (OFT) and the development of public policies on the subject. Article 26 of the Universal Declaration of Human Rights, UDHR (UN, 1948, s/p), establishes education as a human right, as it enables the full development of human beings. Article 26 of the Universal Declaration of Human Rights, UDHR (UN, 1948, s/p), establishes education as a human right, as it enables the full development of human beings. At the same time, the same declaration in its preamble states that it is through education that the culture of human rights, as a common ideal, should reach peoples and nations, and thus, respect for Human Rights will be able to develop - DH and freedoms. This research aims to carry out a survey of Education legislation in and for Human Rights in the cases of Brazil and Chile in order to establish comparisons on the regulatory frameworks and paradigmatic cases of teacher training in these countries. The research has a qualitative approach, being exploratory, descriptive and comparative. This is a documentary research, which seeks evidence about Human Rights Education in the documents created by Brazil and Chile that give shape and support to Human Rights Education practices in their respective education systems, at federal, state, municipal and municipal levels. provincial. This strategy raises and offers a comparative systematization of the chosen categories, through content analysis. Content analysis is developed in three phases: (a) pre-analysis; (b) exploration of the material; (c) data processing, inference and interpretation (Bardin, 1977, p. 95). The programs, resolutions and legislation seek to promote the implementation of human rights education in the Brazilian education system through content that gives form and political strength to the State's action in promoting human rights, especially education, this content was highlighted as essential by Benevides, pointing out that we can say from the point of view of legal pedagogical devices in Brazil and Chile that they have been successful in promoting and advancing Human Rights Education.
RESUMEN El desarrollo de la Educación en y para los Derechos Humanos se consolida en parte con base en la Declaración Universal de los Derechos Humanos - DUDH (DUDH, 1948), la Constitución Federal de 1988 (Brasil, 1988), la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional - LDB nº 9394/96 (Brasil, 1996), los Parámetros Curriculares Nacionales - PCN (Brasil, 1997), el Plan Nacional de Derechos Humanos - PNDH-3 (PNDH, 2010) y, finalmente, el Plan Nacional de Educación en Derechos Humanos IIIPNEDH (PNEDH, 2007), como instrumentos normativos que apoyan las prácticas de EDH en el sistema educativo de Brasil y, en Chile, la educación en derechos humanos está consolidada por la Ley General de la Educación, Ley 21042, que crea el sistema de Educación Pública chilena, Marco Curricular de Objetivos Fundamentales y Contenidos Mínimos Obligatorios (OFCMO), Objetivos Fundamentales Transversales (OFT) y el desarrollo de políticas públicas en la materia. El artículo 26 de la Declaración Universal de Derechos Humanos, DUDH (ONU, 1948, s/p), establece la educación como un derecho humano, ya que permite el pleno desarrollo del ser humano. Al mismo tiempo, la misma declaración en su preámbulo señala que es a través de la educación que la cultura de los derechos humanos, como ideal común, debe llegar a los pueblos y naciones, y así se podrá desarrollar el respeto a los Derechos Humanos - DH y libertades. Esta investigación tiene como objetivo realizar un levantamiento de la legislación educativa en y para los Derechos Humanos en los casos de Brasil y Chile con el fin de establecer comparaciones sobre los marcos normativos y casos paradigmáticos de la formación docente en estos países. La investigación tiene un enfoque cualitativo, siendo exploratoria, descriptiva y comparativa. Se trata de una investigación documental, que busca evidencias sobre la Educación en Derechos Humanos en los documentos creados por Brasil y Chile que dan forma y sustentan las prácticas de Educación en Derechos Humanos en sus respectivos sistemas educativos, a nivel federal, estadual, municipal y provincial. Esta estrategia plantea y ofrece una sistematización comparativa de las categorías elegidas, a través del análisis de contenido, que se desarrolla en tres fases: (a) preanálisis; (b) exploración del material; (c) procesamiento, inferencia e interpretación de datos (Bardin, 1977, p. 95). Los programas, resoluciones y leyes buscan promover la implementación de la educación en derechos humanos en el sistema educativo brasileño a través de contenidos que den forma y fuerza política a la acción del Estado en la promoción de los derechos humanos, especialmente la educación, este contenido fue destacado como esencial por Benevides, señalando Cabe señalar que podemos decir desde el punto de vista de los dispositivos pedagógicos legales en Brasil y Chile que han tenido éxito en promover y hacer avanzar la Educación en Derechos Humanos.
Palavras-chave: Direitos Humanos
Educação em Direitos Humanos
Políticas públicas
Educación en Derechos Humanos
Políticas Públicas
Derechos Humanos
Human Rights Education
Public Policy
Human Right
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34211
Data do documento: 31-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

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