Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, ANTONIO GABRIEL GONÇALVES | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T17:44:06Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25 | - |
dc.date.available | 2025-04-08T17:44:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34214 | - |
dc.description.abstract | This paper, based on bibliographic research and theoretical study, aims to analyze the importance of literature, through works and narratives, in the educational process of legal formation, in order to highlight the essential presence of literature in legal education and its practice. Based on this purpose, the article presents the following perspectives: the literary-legal relationship through its concepts, the analysis of literature as an essential right, the presence of law in literature through works and thinkers, how the absence of literature influences the perpetuation of structural problems, and finally, the relationship between law and literature from the perspective of the judgment in the work O Auto da Compadecida. In conclusion, it is emphasized how literature strengthens law and, consequently, the educational process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gracineide Silva (gracineideehelena@gmail.com) on 2025-04-08T17:44:06Z No. of bitstreams: 1 AGGS 211024.pdf: 1002860 bytes, checksum: 343e6cea734772c45658c3d036178154 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-08T17:44:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGGS 211024.pdf: 1002860 bytes, checksum: 343e6cea734772c45658c3d036178154 (MD5) Previous issue date: 2024-10-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Marxismo Jurídico | pt_BR |
dc.subject | Materialismo Dialético | pt_BR |
dc.subject | Escola Frankfurt | pt_BR |
dc.subject | Análise de Discurso | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Law | pt_BR |
dc.subject | Legal Marxism | pt_BR |
dc.subject | Dialectical Materialism | pt_BR |
dc.subject | Frankfurt School | pt_BR |
dc.subject | Discourse Analysis | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA JURÍDICA: ANÁLISE LITERÁRIA DO JULGAMENTO EM “ O AUTO DA COMPADECIDA” | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Toscano, Iranlei | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho com base em pesquisas bibliográficas, mediante estudo teórico, propõe analisar a importância da literatura, pelas obras e narrativas, no processo educacional de formação jurídica, com a finalidade de enaltecer a essencial presença da literatura na educação jurídica e para seu exercício. Com base nesse propósito, o artigo apresenta as seguintes perspectivas: a relação jurídica literária a partir de seus conceitos, a análise de literatura enquanto direito essencial, a presença do direito na literatura a partir de obras e pensadores, como a ausência literária influencia a perpetuação de problemas estruturais e por fim, a relação de direito e literatura pela óptica do julgamento da obra O auto da compadecida. Na conclusão, evidencia-se como a literatura fortalece o direito e, consequentemente, o processo educativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Jurídicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito - João Pessoa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AGGS 211024.pdf | 979,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.