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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34252
Tipo: Dissertação
Título: Literatura de cordel e o empoderamento feminino: uma proposta para o letramento literário em sala de aula
Autor(es): Carmo, Liduína Maria do
Primeiro Orientador: Marques, Moama Lorena Lacerda
Resumo: O presente trabalho é uma proposta de prática pedagógica que tem por objetivo geral contribuir para a promoção do letramento literário em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Fortaleza, a partir do estudo da literatura de cordel de autoria feminina. A proposta também busca auxiliar na formação crítica dos(as) alunos(as), propiciando-lhes condições de expressão de suas subjetividades e dos seus posicionamentos sobre o tema empoderamento feminino, por meio tanto da oralidade quanto da escrita. Este tema surgiu de questionamentos feitos pelos(as) próprios(as) alunos(as) acerca da situação da mulher em nossa sociedade a partir de uma discussão na sala de aula sobre a Lei Maria da Penha, iniciada pela leitura de um cordel. Motivados por essa experiência, propusemos a leitura de cordéis produzidos pela cordelista cearense Ivonete Morais que versam sobre as lutas e os direitos das mulheres. Essa proposta está pautada numa sequência didática expandida, metodologia sistematizada por Cosson (2007) na obra Letramento literário, e tem como suporte teórico principal Candido (2004), com O direito à literatura, Marinho e Pinheiro (2012), com O cordel no cotidiano escolar, Maxado (2012), com a obra O que é cordel na literatura popular, Holanda e Rinaré (2009), com Cordel criar, rimar e letrar, Haurélio (2010), com Breve história da literatura de cordel, e Berth (2019), com Empoderamento. Além das atividades de leitura e interpretação, idealizamos a participação dos(as) discentes em um sarau literário que a escola promove todo ano, o que propicia a oportunidade de socializar a proposta com toda a comunidade escolar. Por fim, como parte integrante do nosso trabalho, também elaboramos um Caderno de atividades destinado a professores(as) interessados(as) na promoção do letramento literário a partir do cordel. Em termos de resultados, esperamos que este trabalho contribua para a formação de leitores(as) críticos(as), autônomos(as) e participativos(as).
Abstract: The present work is a proposal of pedagogical practice that has as its general objective to contribute to the promotion of literary literacy in a class of the 7th grade of elementary school in a city school in the city of Fortaleza, from the study of the string literature of female authorship. The proposal also seeks to assist in the critical training of students, providing them with conditions to express their subjectivities and their positions on the theme of female empowerment, through both oral and written. This theme arose from questions asked by the students themselves about the situation of women in our society from a discussion in the classroom about the Maria da Penha Law, initiated by reading a string. Motivated by this experience, we proposed the reading of strings produced by the cearense cordelista Ivonete Morais that deal with women's struggles and rights. This proposal is based on an expanded didactic sequence, a methodology systematized by Cosson (2007) in the work Literary Literacy, and has as main theoretical support Candido (2004), with O right to Literature, Marinho and Pinheiro (2012), with O cordel in everyday life school, Maxado (2012), with the work O que é cordel in popular literature, Holanda and Rinaré (2009), with Cordel create, rhyme and literate, Haurélio (2010), with Brief history of cordel literature, and Berth (2019 ), with Empowerment. In addition to reading and interpreting activities, we idealized the participation of students in a literary evening that the school promotes every year, which provides the opportunity to socialize the proposal with the entire school community. Finally, as an integral part of our work, we have also prepared an activity notebook for teachers interested in promoting literary literacy from the cordel. In terms of results, we hope that this work will contribute to the formation of critical, autonomous and participatory readers.
Palavras-chave: Letramento literário
Literatura de cordel
Empoderamento feminino
Sequência didática
Caderno de atividades
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34252
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

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