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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34255
Tipo: | Dissertação |
Título: | Por uma educação antirracista: uma proposta para a EJA com práticas de leitura na perspectiva discursiva |
Autor(es): | Dério, Maria da Conceição Gomes da Silva |
Primeiro Orientador: | Sales, Laurênia Souto |
Resumo: | A percepção sobre as dificuldades de leitura apresentadas por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e sobre o preconceito racial velado que se presentifica na escola e na sociedade em geral é lugar comum de inquietação. Somada a isso, a carência de estratégias assertivas que subsidiem a prática docente com atividades de leitura na perspectiva discursiva e de valorização à diversidade racial em razão da baixa adesão à implementação da Lei 11.645 (BRASIL, 2008) impõe superação. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral compreender em que medida a perspectiva discursiva de leitura favorece a implementação da Educação das relações Étnico-Raciais nas aulas de Língua Portuguesa nos ciclos III e IV da EJA, a partir de uma escola situada na cidade de João Pessoa/PB. Para tanto, a pesquisa toma como base teórica sobre a leitura os estudos desenvolvidos a partir de Orlandi (2020, 2014, 2012). Para tratar da educação antirracista, baseia-se, entre outros teóricos, em Almeida (2021), Munanga (2016), Gomes (2017, 2012,1999). Consultamos Mesquita (2019), Arroyo (2018, 2014), Brasil (2000), para discorrer sobre a EJA, entre outros. Sob a égide da legislação educacional, partimos de (BRASIL, 2018, 2018, 2017, 2008, 2004), entre outras normativas. O estudo é de natureza qualitativa, de cunho intervencionista, calcado na pesquisa-ação e se utiliza da observação participante, das rodas de conversa e de questionários como instrumentos de geração de dados. Para subsidiar a análise de dados, adotamos os conceitos da Análise de Discurso Francesa em Orlandi (2020, 2012), entre outros. Da análise da observação participante e do corpus da pesquisa, constatamos que os discentes apresentavam dificuldades para produzir sentidos e filiações discursivas racistas. No entanto, após o trabalho interventivo, ainda que houvesse resquícios dessa formação discursiva, a maioria deles demonstraram novos gestos de leitura possíveis à compreensão das condições de produção do discurso racista materializados nos diferentes textos trabalhados. A realização da pesquisa possibilitou a produção de um Caderno Pedagógico para assessorar a mediação de práticas de leitura discursiva atreladas à educação antirracista. |
Abstract: | The perception about the difficulties of reading presented by students in the final years of elementary school and about the veiled racial prejudice that is present in school and in society in general is a common place of concern. In addition, the lack of assertive strategies that subsidize the teaching practice with reading activities from the discursive perspective and appreciation of racial diversity due to the low adherence to the implementation of the Law 11.645 (BRASIL, 2008) requires overcoming. Given this, this study aims to understand to what extent the discursive perspective of reading favors the implementation of the Education of Ethnic-Racial Relations in Portuguese Language classes in cycles III and IV of EJA, from a school located in the city of João Pessoa/PB. For this, the research takes as theoretical basis on reading the studies developed from Orlandi (2020, 2014, 2012). To deal with antiracist education, it is based, among other theorists, on Almeida (2021), Munanga (2016), Gomes (2017, 2012,1999). We consulted Mesquita (2019), Arroyo (2018, 2014), Brasil (2000), to discuss EJA, among others. Under the aegis of educational legislation, we started from (BRASIL, 2018, 2018, 2017, 2008, 2004), among other normatives. The study is qualitative in nature, interventionist, based on action research, and uses participant observation, conversation circles, and questionnaires as tools for data generation. To support data analysis, we adopted the concepts of the French Discourse Analysis in Orlandi (2020, 2012), among others. From the analysis of participant observation and the research corpus, we found that the students presented difficulties to produce racist meanings and discursive affiliations. However, after the interventional work, even though there were remnants of this discursive formation, most of them demonstrated new reading gestures possible to understand the conditions of production of racist discourse materialized in the different texts worked. The research made possible the production of a Pedagogical Booklet to assist the mediation of discursive reading practices linked to anti-racist education. |
Palavras-chave: | Relações étnico-raciais Educação antirracista Ensino de língua portuguesa Perspectiva discursiva de leitura |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34255 |
Data do documento: | 29-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
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