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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34256
Tipo: Dissertação
Título: Teçamos leituras e desatemos nós: reflexões sobre as relações de gênero nas letras de canções do funk
Autor(es): Genuíno, Maria José Soares
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: Os diversos imperativos de condutas e a violência simbólica nas relações de gênero, advindos da cultura patriarcal, são inerentes às linguagens e à língua, verticalizando-se nas atitudes e procedimentos dos sujeitos que internalizam a ideia de supremacia masculina, disseminada cotidianamente pelas mídias e instituições sociais. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender como se dão as relações de gênero em letras de canções de funk, de modo a conceber uma proposta didático-pedagógica que subsidie ações docentes voltadas para a leitura crítica. Está fundamentada em três eixos teóricos: relações de gênero, leitura como prática social e funk. A pesquisa desenvolvida, de abordagem qualitativa, teve caráter exploratório e intervencionista, constituindo-se como pesquisa-ação, em uma turma de alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental, no município de Nova Cruz-RN. Foram desenvolvidos os procedimentos metodológicos, por meio da atividade diagnóstica inicial e final, da roda de conversa, das oficinas e da observação participante. No que diz respeito às relações de gênero, foram revisitados os estudos de Bourdieu (2020); Carvalho, Andrade e Junqueira (2009); Ferreira (2021); Louro (2014); Aguiar (2011); Barbosa (2019); Vanderley (2018) e outros/as. Sobre a leitura como prática social, esta pesquisa está ancorada em Cafiero (2010); Pedroso (2013); Antunes (2003); Geraldi (2011); Portela e Santana (2019); Cavalcante, (2012) e outros/as. No tocante à letra de canção do gênero Funk, o estudo se fundamentou em Rerschmann (2005); Rojo (2010); Santos (2019); Silva (2017); Vassolér (2019) e outros/as. Conforme explicitado na atividade diagnóstica inicial, e com base na análise dos núcleos de significação, foi aferido que a cultura patriarcal e os estereótipos de gênero são naturalizados no cotidiano dos/das discentes. O resultado da pesquisa proporcionou a viabilização de atividades pedagógicas que problematizaram e ampliaram a criticidade a respeito das relações de gênero e seus estereótipos. Essas atividades realizadas na turma do 9º ano originaram a Proposição de Práticas Pedagógicas - Desatando Nós sobre as Relações de Gênero no Funk - com o propósito de contribuir com a prática docente no tocante ao desenvolvimento de atividades voltadas à reflexão e à discussão sobre as relações de gênero. Portanto, o patriarcalismo arraigado e disseminado pela língua, pelos artefatos culturais, pelas instituições sociais, como a família e a escola, por exemplo, incide sobre a formação das identidades e condutas dos sujeitos, de modo que esses são verticalizados pelos estereótipos, embora, durante a pesquisa, peculiarmente na realização da atividade diagnóstica final, tenham sido sinalizados processos de resistência, ruptura e mudança no que se refere ao discurso e comportamento dos/das discentes em relação às desigualdades de gênero.
Abstract: The various imperatives of conduct, the symbolic violence in gender relations, arising from the patriarchal culture, are inherent to languages and language, verticalizing in the attitudes and procedures of the subjects who internalize the idea of male supremacy, disseminated daily by the media and institutions social. In this sense, the general objective of this research was to understand how gender relations occur in lyrics of funk songs, in order to conceive a didacticpedagogical proposal that supports teaching actions aimed at critical reading. It is based on three theoretical axes: gender relations, reading as a social practice and funk. The research carried out, with a qualitative approach, had an exploratory and interventionist character, constituting itself as action research, in a group of students/the 9th year of Elementary School, in the city of Nova Cruz-RN. Methodological procedures were developed through initial and final diagnostic activity, conversation circle, workshops and participant observation. With regard to gender relations, studies by Bourdieu (2020); Carvalho, Andrade and Junqueira (2009); Ferreira (2021); Blonde (2014); Aguiar (2011); Barbosa (2019); Vanderley (2018) and others. About reading as a social practice, this research is anchored in Cafiero (2010); Pedroso (2013); Antunes (2003); Geraldi (2011); Portela and Santana (2019); Cavalcante, (2012) and others. With regard to the lyrics of songs from the Funk genre, the study was based on Rerschmann (2005); Red (2010); Saints (2019); Silva (2017); Vassolér (2019) and others. As explained in the initial diagnostic activity, and based on the analysis of the meaning cores, it was verified that patriarchal culture and gender stereotypes are naturalized in the students' daily lives. The result of the research provided the feasibility of pedagogical activities that problematized and expanded the criticality regarding gender relations and their stereotypes. These activities carried out in the 9th grade class originated the Proposition of Pedagogical Practices - Untying Knots on Gender Relations in Funk - with the purpose of contributing to teaching practice in terms of the development of activities aimed at reflection and discussion on gender relations. gender. Therefore, the patriarchalism rooted and disseminated by language, by cultural artifacts, by social institutions, such as family and school, for example, affects the formation of identities and conducts of subjects, so that these are verticalized by stereotypes, although, during the research, particularly in carrying out the final diagnostic activity, processes of resistance, rupture and change were signaled with regard to the speech and behavior of students in relation to gender inequalities.
Palavras-chave: Relações de gênero
Leitura como prática social
Letra de canção de Funk
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34256
Data do documento: 29-Mai-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

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