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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34257
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de letramento no processo de seleção de emprego: uma experiência com discentes da educação básica
Autor(es): Veloso, Paula Roberta Queiroz
Primeiro Orientador: Nascimento, Erivaldo Pereira do
Resumo: A presente pesquisa se desenvolveu no município de Conde/PB, em uma escola situada na zona rural, com alunos que apresentam alto índice de reprovação e dificuldade no processo de leitura e escrita, podendo ser identificado esse déficit em todas as turmas da instituição escolar. A economia local é mantida por comércios de pequeno porte, agricultura familiar e rede hoteleira na região litorânea da cidade. Frente a essa realidade, o objetivo geral do trabalho é contribuir para a melhoria do desempenho na leitura e escrita críticas dos estudantes, através de gêneros do âmbito de seleção laboral, a partir de um projeto de letramento, que será detalhado no Caderno Pedagógico elaborado. Os eventos de letramento tiveram foco na leitura e na produção textual escrita com os seguintes gêneros: anúncio de emprego, currículo e entrevista de emprego. Trata-se de uma pesquisa descritiva, propositiva e com finalidade interventiva, com uma turma do 8º ano, embasado nos estudos de autores como Paiva (2019), Tripp (2005), Bortoni-Ricardo (2008), Vianna (2003) e Ferreira (2001). A proposta tem como base uma diagnose feita com atividades de leitura do gênero anúncio de emprego e a produção inicial do gênero currículo, as quais foram analisadas. Todo o trabalho foi fundamentado nos estudos de letramento de Kleiman (1995), Rojo (1998, 2009), Rojo et al (2012), Oliveira (2014) e Soares (2021); nas discussões sobre leitura, escrita e oralidade, na perspectiva interacionista, apresentadas por Koch (2009, 2018), Marcuschi (2007, 2010), Antunes (2003) e Bentes (2010); nos documentos oficiais que regem a educação básica de ensino no Brasil; e ainda na concepção de gêneros discursivos textuais proposta por Bakhtin (1997), Marcuschi (2010). O resultado das análises evidenciou que os gêneros trabalhados eram de conhecimento dos alunos, mas esses não tinham visão crítica sobre o uso. Nas oficinas de leitura, houve dúvidas relacionadas à identificação da linguagem implícita e o diálogo existente nos elementos não verbais e verbais. Além disso, nas oficinas de escrita, foram percebidas dificuldades quanto à quantidade de informações nas produções textuais, inadequação de estrutura gramatical, formalidade da linguagem e desvios ortográficos. Dessa forma, o presente trabalho além de ter produzido um caderno pedagógico com os caminhos percorridos para a realização da pesquisa, destacou que, através do uso dos gêneros voltados para o mundo do trabalho, pode-se criar um projeto de letramento que contribua para a atuação social autônoma e para o desenvolvimento crítico dos alunos.
Abstract: This research was carried out in the municipality of Conde/PB, in a school located in a rural area, with students who have a high failure rate and difficulty in the reading and writing process, and this deficit can be identified in all the classes at the school. The local economy is sustained by small businesses, family farming and a hotel chain in the coastal region of the city. Faced with this reality, the general objective of the contribute to improving students' performance in critical reading and writing, through genres from the field of labor selection, based on a literacy project, which will be detailed in the Pedagogical Notebook prepared. The literacy events focused on reading and written text production with the following genres: job advertisement, CV and job interview. This is a descriptive, purposeful and interventional study with an 8th grade class, based on the studies of authors such as Paiva (2019), Tripp (2005), Bortoni-Ricardo (2008), Vianna (2003) and Ferreira (2001). The proposal is based on a diagnosis made with reading activities of the job advertisement genre and the initial production of the curriculum genre, which were analyzed. All the work was based on literacy studies by Kleiman (1995), Rojo (1998, 2009), Rojo et al (2012), Oliveira (2014) and Soares (2021); on discussions about reading, writing and orality, from an interactionist perspective, presented by Koch (2009, 2018), Marcuschi (2007, 2010), Antunes (2003) and Bentes (2010); the official documents governing basic education in Brazil; and also the concept of textual discursive genres proposed by Bakhtin (1997), Marcuschi (2010). The results of the analysis showed that the genres worked on were known to the students, but they didn't have a critical view of their use. In the reading workshops, there were doubts about identifying implicit language and the dialog that exists between non-verbal and verbal elements. In addition, in the writing workshops, difficulties were noticed in terms of the amount of information in textual productions, inadequate grammatical structure, formality of language and spelling mistakes. In this way, in addition to producing a pedagogical notebook with the paths taken to carry out the research, this work has highlighted that, through the use of genres aimed at the world of work, it is possible to create a literacy project that contributes to autonomous social action and the critical development of students.
Palavras-chave: Projeto de letramento
Gêneros discursivos
Práticas de letramento
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34257
Data do documento: 26-Jun-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

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