Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Genildo Barbosa de-
dc.date.accessioned2025-04-14T11:52:54Z-
dc.date.available2024-09-28-
dc.date.available2025-04-14T11:52:54Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34261-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to understand the truth of the phenomenon of the poetic in art and techne based on the fundamental ontology developed by Martin Heidegger, especially in the texts: Being and Time (GA 2); The Origin of the Work of Art (GA 5); Nietzsche 1 (GA 6.1) and The Question of Technique (GA 7). Techne, in the sense of the ancient Greeks, can be translated as art and technique. However, the relationship between the two remains obscure when it comes to making sense of the world, i.e. what art and technique genuinely have in common that can lead us to the truth of the poetic(?) and to what extent the emergence of this truth can constitute a fundamental aesthetic experience on the existential horizon of every being-there (Dasein). To this end, we seek to analyze and relate the fundamental concepts and words (art; language; techne; truth), understanding that, in his fundamental ontology, Heidegger establishes a nod to the primordial idea of the poetic of art, which we analyze when dealing with the theme of language and techne as part of the question of the essence of art.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-04-14T11:52:54Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GenildoBarbosaDeLima_Dissert.pdf: 1205073 bytes, checksum: 4f316ba92befa0a03ccea2e820dcd36a (MD5) GenildoBarbosaDeLima_Dissert_Termo.pdf: 184089 bytes, checksum: d5fff6af8f51459772c93d366387eed0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-14T11:52:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GenildoBarbosaDeLima_Dissert.pdf: 1205073 bytes, checksum: 4f316ba92befa0a03ccea2e820dcd36a (MD5) GenildoBarbosaDeLima_Dissert_Termo.pdf: 184089 bytes, checksum: d5fff6af8f51459772c93d366387eed0 (MD5) Previous issue date: 2023-12-15en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectVerdade do poéticopt_BR
dc.subjectTechne gregapt_BR
dc.subjectMartin Heideggerpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectTruth of the poeticpt_BR
dc.subjectTechniquept_BR
dc.titleA verdade do poético em Martin Heidegger : a techne grega e a essência da artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gilfranco Lucena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5291414505807791pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8306648248426618pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca compreender a verdade do fenômeno do poético na arte e na techne a partir da ontologia fundamental desenvolvida por Martin Heidegger, sobretudo, nos textos: Ser e tempo (GA 2); A origem da obra de arte (GA 5); Nietzsche 1 (GA 6.1) e A questão da técnica (GA 7). A techne, no sentido dos gregos antigos, pode ser traduzida como arte e técnica, no entanto, a relação entre ambas continua obscura no que se refere à elaboração de sentido de mundo, ou seja, o que a arte e a técnica carregam genuinamente em comum que pode nos direcionar à verdade do poético(?) e, em que medida o aparecimento dessa verdade pode constituir uma experiência estética fundamental no horizonte existencial de todo ser-aí (Dasein). Para tanto, buscamos analisar e relacionar os conceitos e palavras fundamentais (arte; linguagem; técnica; verdade) compreendendo que, em sua ontologia fundamental, Heidegger estabelece um aceno à ideia primordial do poético da arte, o qual analisamos ao tratar do tema da linguagem e da techne enquanto parte da questão da essência da arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFilosofiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GenildoBarbosaDeLima_Dissert.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GenildoBarbosaDeLima_Dissert_Termo.pdf179,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons