Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, José Carlos Fonseca da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T14:42:03Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09 | - |
dc.date.available | 2025-04-14T14:42:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34266 | - |
dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-14T14:42:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCFS09122024.pdf: 8888076 bytes, checksum: 1d5a72a855acb4f986c85528578a81c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-14T14:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCFS09122024.pdf: 8888076 bytes, checksum: 1d5a72a855acb4f986c85528578a81c1 (MD5) Previous issue date: 2024-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | FVNexA | pt_BR |
dc.title | O uso das ferramentas virtuais não exclusivas a aprendizagem (FVNexA) no ensino de língua portuguesa no período pandêmico | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jorgevaldo de Souza | - |
dc.description.resumo | No cenário educacional atual, é essencial promover a formação de cidadãos críticos e conscientes. E com a evolução dos recursos de aplicativos móveis que se destacaram durante o período pandêmico apelidados de ItemNets – blogs; sites; aplicativos como: WhatsApp; Instagram; Facebook; e youtube. ItemNet só é considerado uma FVNexA – que são as ferramentas digitais que foram criadas para o aprendizado – depois que for avaliada por um agente/docente com fins educacionais, a fim de atingir os objetivos proposto pelo docente. Nesse caso, a figura do agente é imprescindível para que o ItemNet seja transformado numa FVNexA. O presente estudo tem como objetivo verificar como os ItemNets podem contribuir para o ensino aprendizado de docentes e discentes na disciplina de língua portuguesa. A técnica da pesquisa é documental de abordagem qualitativa, pois através de características específicas buscou estudar um grupo específico, nesse caso, os docentes e discentes da disciplina de língua portuguesa que utilizam as ferramentas digitais – ItemNet – para o aprendizado – FVNexA. A coleta de dados deu-se por meio base de dado eletrônico, google school, utilizando os seguintes descritores: “ItemNet”; “FVNexA”; “Tecnologia educacional”; “Educação na pandemia”; “ItemNet” e “língua portuguesa”, utilizando os critérios de inclusão de temporalidade e seleção de acordo com os objetivos. Para o embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: Sena, Matos e Cavalcante (2019); Matos (2020); e Matos (2022). Os resultados da pesquisa mostram que o uso adequado de ItemNets no ensino de português promove o interesse e o engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais interessante e significativa. A combinação de recursos digitais como práticas de ensino inovadoras permite não só a absorção do conteúdo do programa, mas também o desenvolvimento de competências criticas, ampliando assim a capacidade dos alunos de interagir com ferramentas digitais e construir uma nova compreensão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCFS09122024.pdf | 8,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons