Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Carlos Fonseca da-
dc.date.accessioned2025-04-14T14:42:03Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2025-04-14T14:42:03Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34266-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-14T14:42:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCFS09122024.pdf: 8888076 bytes, checksum: 1d5a72a855acb4f986c85528578a81c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-14T14:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCFS09122024.pdf: 8888076 bytes, checksum: 1d5a72a855acb4f986c85528578a81c1 (MD5) Previous issue date: 2024-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFVNexApt_BR
dc.titleO uso das ferramentas virtuais não exclusivas a aprendizagem (FVNexA) no ensino de língua portuguesa no período pandêmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jorgevaldo de Souza-
dc.description.resumoNo cenário educacional atual, é essencial promover a formação de cidadãos críticos e conscientes. E com a evolução dos recursos de aplicativos móveis que se destacaram durante o período pandêmico apelidados de ItemNets – blogs; sites; aplicativos como: WhatsApp; Instagram; Facebook; e youtube. ItemNet só é considerado uma FVNexA – que são as ferramentas digitais que foram criadas para o aprendizado – depois que for avaliada por um agente/docente com fins educacionais, a fim de atingir os objetivos proposto pelo docente. Nesse caso, a figura do agente é imprescindível para que o ItemNet seja transformado numa FVNexA. O presente estudo tem como objetivo verificar como os ItemNets podem contribuir para o ensino aprendizado de docentes e discentes na disciplina de língua portuguesa. A técnica da pesquisa é documental de abordagem qualitativa, pois através de características específicas buscou estudar um grupo específico, nesse caso, os docentes e discentes da disciplina de língua portuguesa que utilizam as ferramentas digitais – ItemNet – para o aprendizado – FVNexA. A coleta de dados deu-se por meio base de dado eletrônico, google school, utilizando os seguintes descritores: “ItemNet”; “FVNexA”; “Tecnologia educacional”; “Educação na pandemia”; “ItemNet” e “língua portuguesa”, utilizando os critérios de inclusão de temporalidade e seleção de acordo com os objetivos. Para o embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: Sena, Matos e Cavalcante (2019); Matos (2020); e Matos (2022). Os resultados da pesquisa mostram que o uso adequado de ItemNets no ensino de português promove o interesse e o engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais interessante e significativa. A combinação de recursos digitais como práticas de ensino inovadoras permite não só a absorção do conteúdo do programa, mas também o desenvolvimento de competências criticas, ampliando assim a capacidade dos alunos de interagir com ferramentas digitais e construir uma nova compreensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCFS09122024.pdf8,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons