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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34270
Tipo: Dissertação
Título: A vulnerabilidade ao consumo das mulheres tentantes após perdas gestacionais, neonatais ou infantis: o caso dos bebês arco-íris
Autor(es): Matos, Lívia Maria Teixeira
Primeiro Orientador: Pereira, Rita de Cássia de Faria
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar as características de consumo, em serviços de saúde, de mulheres tentantes que já passaram por uma ou mais perdas gestacionais, neonatal ou infantil. A justificativa para esse trabalho é entender o consumo dessas mulheres a uma nova gestação, a partir das abordagens teóricas acerca da vulnerabilidade do consumidor, mulheres tentantes, bebê arco-íris, luto e experiências traumáticas. Foi realizada um estudo de natureza qualitativa, com coleta de dados através de três técnicas: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observação não-participante. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que falta estrutura específica para mulheres tentantes dentro de hospitais, maternidades e clínicas, e que a depender do problema de saúde que a mulher tentante tenha, a sua vulnerabilidade de consumo pode exacerbar. Implica-se também que mulheres tentantes utilizam das recomendações de consumo de mulheres já grávidas para conseguirem ter o bebê arco-íris, além de que optarem pelo anonimato nas redes sociais. De acordo com os resultados de análise, incute-se que a religiosidade pode ser considerada um consumo restaurativo para mulheres tentantes enlutadas. Esse estudo contribui para a literatura ao explorar a vulnerabilidade do consumidor de forma multidisciplinar, relacionando a perspectiva de consumo durante o luto e experiências traumáticas. Além de inovar ao abordar o fenômeno do aumento de consumo associado ao termo bebê arco-íris e suas possíveis influências nas redes sociais.
Abstract: The objective of this research was to investigate the characteristics of consumption in health services by women who are trying to conceive and who have experienced one or more gestational, neonatal or infant losses. The justification for this work is to understand the consumption of these women in relation to a new pregnancy, based on theoretical approaches regarding consumer vulnerability, women trying to conceive, rainbow babies, grief and traumatic experiences. A qualitative study was conducted, with data collection through three techniques: focus groups, semi-structured interviews and non-participant observation. The data were analyzed through content analysis. The results suggest that there is a lack of specific structure for women trying to conceive within hospitals, maternity wards and clinics, and that depending on the health problem that the woman trying to conceive has, her vulnerability to consumption may be exacerbated. It is also implied that women trying to conceive use the consumption recommendations of women who are already pregnant in order to have the rainbow baby, in addition to opting for anonymity on social networks. According to the results of the analysis, it is inferred that religiosity can be considered a restorative consumption for grieving women who are trying to conceive. This study contributes to the literature by exploring consumer vulnerability in a multidisciplinary way, relating the perspective of consumption during mourning and traumatic experiences. In addition, it innovates by addressing the phenomenon of increased consumption associated with the term rainbow baby and its possible influences on social networks.
Palavras-chave: Consumidor - Vulnerabilidade
Mulheres tentantes
Bebê arco-íris
Luto gestacional
Experiências traumáticas
Consumer vulnerability
Women who are trying
Rainbow baby
Gestational bereavement
Traumatic experiences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34270
Data do documento: 29-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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