Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34271
Tipo: Tese
Título: O dispositivo do cancelamento nas redes sociais : entre os jogos de verdade e a moral na sociedade de controle
Autor(es): Oliveira, Dayane Adriana Teixeira
Primeiro Orientador: Leite, Maria Regina Baracuhy
Resumo: Na sociedade atual, com o advento da internet e a popularização das redes sociais, o poder de enunciar tornou-se mais democrático. Ao mesmo tempo, tornam-se mais descentralizados os dispositivos de organização e interdição dos discursos, uma vez que a hipervisibilidade coloca os indivíduos em posição de vulnerabilidade, sujeitos à vigilância e ao julgamento do outro. Nesse contexto, entre os dispositivos de controle que emergem na era digital, destaca-se o cancelamento. Nos últimos anos, esse dispositivo (popularmente conhecido como “cultura do cancelamento”) se instaurou nas redes sociais promovendo uma espécie de suplício virtual no qual os sujeitos são expostos, julgados e punidos por discursos e/ou condutas tidas como “moralmente” condenáveis por outros usuários das redes. Assim, considerando a regularidade desse fenômeno social no ciberespaço, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como o cancelamento se constitui um dispositivo de controle dos discursos e das condutas dos sujeitos, evidenciando as vontades de verdade e a moral contemporâneas na sociedade de controle, na qual a função de vigiar e punir é partilhada pelos usuários das redes sociais. As discussões teóricas que nos levaram ao alcance desses objetivos estão no âmbito do campo dos Estudos Discursivos Foucaultianos, que nos permite pensar as articulações entre regimes de discursividades e a produção de verdades e de subjetividades na sociedade contemporânea. Para tanto, mobilizamos os conceitos de sujeito, discurso, relações saber-poder, verdade, dispositivo e governamentalidade, que nos ajudam a compreender a cultura do cancelamento como um conjunto de práticas discursivas e não discursivas de controle, as quais evidenciam relações de poder e saberes que convocam divisões dos sujeitos, conforme as observações dos comportamentos perante parâmetros de legitimidade pautados em regimes de verdade. Em termos de método, adotamos o que tem sido nomeado como arqueogenealógico, a partir dos postulados foucaultianos que nos proporcionaram ferramentas de análise do sujeito e dos enunciados. É importante ainda considerar a grande quantidade de informações que circulam na web. Importa-nos, ainda, as singularidades do corpus que compõem esse arquivo, pois estas representam as linhas de fuga do dispositivo. Desse modo, selecionamos como objetos de estudo desta pesquisa o caso de cancelamento do jogador de vôlei Maurício Souza, cancelado nas redes sociais por um comentário considerado homofóbico, e da rapper Karol Conká, que ocorreu durante sua participação no reality show Big Brother Brasil (BBB), em 2021. Buscamos, por meio da análise desses recortes, compreender não apenas o modo de funcionamento do dispositivo como também suas linhas de fuga e as questões morais e éticas que o atravessam e possibilitam o surgimento de subjetividades outras. Dessa forma, conduzimos nossas análises, a fim de fazer ver, pelo dispositivo do cancelamento, os jogos de verdade em que os se deslocam para outras posições-sujeito. Verificamos também como essa relação consegue revelar o modo como o indivíduo se afirma como sujeito de igualdade na relação de si para si e de si para com o outro, fazendo-o deslocar-se para outras posições sujeito (Foucault, 2003b). O deslocamento da posição-sujeito (ex-jogador de vôlei — cancelado — político eleito; e militante — cancelada — descancelada) atesta a raridade dos acontecimentos e evidencia o jogo de força das relações de saber-poder que constituem o dispositivo do cancelamento, o agenciamento dos processos de subjetivação que ele engendra e as rupturas que as linhas de fratura fazem irromper.
Abstract: In today's society, with the advent of the internet and the popularization of social media, the power to speak out has become more democratic. At the same time, the devices for organizing and regulating discourse have become more decentralized, as hypervisibility exposes individuals to vulnerability, surveillance, and the judgment of others. In this context, one of the control devices that has emerged in the digital age is “cancel culture”. In recent years, this device, popularly known as cancel culture, has established itself on social media, promoting a kind of virtual ordeal in which individuals are exposed, judged, and punished for speeches and/or behaviors considered "morally" condemnable by other users of the networks. Thus, considering the regularity of this social phenomenon in cyberspace, this research aims to analyze how cancel culture constitutes a control device for the discourse and behavior of individuals, highlighting contemporary truths and morality in the society of control, where the function of surveillance and punishment is shared by social media users. The theoretical discussions that have led us to achieve these objectives are within the field of Foucauldian Discourse Studies, which allows us to think about the articulations between regimes of discourse and the production of truths and subjectivities in contemporary society. To do so, we mobilize the concepts of subject, discourse, power-knowledge relations, truth, device, and governmentality, which help us understand cancel culture as a set of discursive and non-discursive control practices that reveal power relations and knowledge that invoke divisions of subjects according to legitimacy parameters based on regimes of truth. In terms of methodology, we adopt what has been named as archaeo-genealogical, based on Foucauldian postulates that provide us with tools for analyzing the subject and statements. It is also important to consider the large amount of information circulating on the web. We are also interested in the singularities of the corpus that make up this archive, as these represent the escape routes of the device. Thus, we selected the cancellation case of volleyball player Maurício Souza, canceled on social media for a comment considered homophobic, and rapper Karol Conká, which occurred during her participation in the reality show Big Brother Brasil (BBB) in 2021 as the objects of study for this research. Through the analysis of this sample, we seek to understand not only the functioning of the device but also its escape routes and the moral and ethical issues that permeate it and enable the emergence of different subjectivities. In this way, we conduct our analyses in order to reveal, through the cancel culture device, the truth games in which individuals move to other subject positions. We also examine how this self-relationship reveals the way in which the individual asserts themselves as a subject of equality in the relationship with oneself and with others, causing them to shift to other subject positions (FOUCAULT, 2003b). The shift in subject position (former volleyball player — canceled — elected politician; and activist — canceled — uncanceled) attests to the rarity of events and highlights the power dynamics of the knowledge-power relationships that constitute the cancel culture device, the agency of the subjectivation processes it engenders, and the ruptures that fracture lines bring about.
RESUMEN En la sociedad actual, con la llegada de Internet y la popularización de las redes sociales, el poder de hablar se ha vuelto más democrático. Al mismo tiempo, los dispositivos para organizar e impedir discursos se vuelven más descentralizados, ya que la hipervisibilidad coloca a los individuos en una posición vulnerable, sujetos a la vigilancia y el juicio de los demás. En este contexto, entre los dispositivos de control que surgen en la era digital destaca la cancelación. En los últimos años, este dispositivo (conocido popularmente como “cultura de la cancelación”) se ha ido instaurando en las redes sociales, promoviendo un tipo de tortura virtual en la que sujetos son expuestos, juzgados y castigados por discursos y/o conductas consideradas “moralmente” reprobables por otros. usuarios de la red. Así, considerando la regularidad de este fenómeno social en el ciberespacio, esta investigación tiene como objetivo analizar cómo la cancelación constituye un dispositivo de control de los discursos y conductas de los sujetos, destacando los deseos contemporáneos de verdad y moralidad en la sociedad de control, en cuya función de seguimiento y castigo. es compartido por los usuarios de las redes sociales. Las discusiones teóricas que llevaron al logro de estos objetivos se encuentran en el campo de los Estudios Discursivos foucaultianos, lo que permite pensar en las articulaciones entre regímenes de discursividad y producción de verdades y subjetividades en la sociedad contemporánea. Para ello, movilizamos los conceptos de sujeto, discurso, relaciones conocimiento-poder, verdad, dispositivo y gubernamentalidad, que nos ayudan a comprender la cultura de la cancelación como un conjunto de prácticas de control discursivas y no discursivas, que resaltan las relaciones de poder y conocimiento. que exige divisiones entre los sujetos, según observaciones de comportamiento ante parámetros de legitimidad basados en regímenes de verdad. En cuanto al método, adoptamos lo que se ha llamado arqueogenealógico, basado en postulados foucaultianos que nos proporcionaron herramientas para el análisis del tema y los enunciados. También es importante considerar la gran cantidad de información que circula en la web. También son importantes las singularidades del corpus que componen este archivo, ya que representan las líneas de vuelo del dispositivo. Por lo tanto, seleccionamos como objetos de estudio para esta investigación los casos de cancelación del jugador de voleibol Maurício Souza, cancelado en las redes sociales por un comentario considerado homofóbico, y del rapero Karol Conká, ocurrido durante su participación en el reality show Gran Hermano Brasil (BBB), en 2021. A través del análisis de estos extractos, buscamos comprender no solo cómo funciona el dispositivo sino también sus líneas de fuga y las cuestiones morales y éticas que lo permean y posibilitan el surgimiento de otras subjetividades. De este modo, realizamos nuestros análisis para mostrar, a través del dispositivo de cancelación, los juegos reales en los que las personas pasan a otras posiciones temáticas. Verificamos también cómo esta relación logra revelar la manera en que el individuo se afirma como sujeto de igualdad en la relación entre él mismo y él mismo y entre sí y los demás, haciéndolo desplazarse hacia otras posiciones de sujeto. El desplazamiento de la posición del sujeto (ex jugador de voleibol – cancelado – político electo; y activista – cancelado – cancelado) atestigua la rareza de los acontecimientos y resalta el juego de poder de las relaciones conocimientopoder que constituyen el dispositivo de cancelación, la agencia de los procesos de subjetivación que engendra y las rupturas que las líneas de fractura hacen estallar.
Palavras-chave: Linguística
Sociedade - Moral
Redes sociais - Dispositivo do Cancelamento
Foucault
Cancellation Device
True
Moral
Social media
Dispositivo de Cancelación
Vrai
Redes sociales
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34271
Data do documento: 8-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DayaneAdrianaTeixeiraOliveira_Tese.pdf4,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DayaneAdrianaTeixeiraOliveira_Tese_Ficha_SIGAA.pdf100,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons