Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34289
Tipo: | Dissertação |
Título: | Técnicas auxiliares para a otimização da performance do oboísta com restrições musculoesqueléticas geradas pela artrite reumatoide |
Autor(es): | Rojas, Sandra Paola Romero |
Primeiro Orientador: | Domingues, Ravi Shankar Magno Viana |
Primeiro Coorientador: | Lima, Ronise Costa |
Resumo: | A qualidade e a longevidade da trajetória de um instrumentista estão intimamente ligadas à sua saúde. À medida que os músicos buscam aprimorar suas habilidades técnicas e artísticas, frequentemente enfrentam pressões que podem afetar sua estabilidade e integridade física, mental e emocional. Entre as lesões que impactam diretamente a atuação do instrumentista, destaca-se a artrite reumatoide (AR), uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações, causando dor, inchaço e rigidez. Essas limitações físicas resultam em restrições de mobilidade articular e perda de força muscular, prejudicando a performance musical e gerando incertezas quanto à capacidade do indivíduo de continuar suas atividades profissionais como instrumentista. Este trabalho apresenta um relato de caso autoetnografico sobre a minha vivência com as limitações musculoesqueléticas decorrentes da Artrite Reumatoide (AR) que transformaram a visão da minha experiência como musicista. O objetivo desta pesquisa foi sistematizar a prática de técnicas auxiliares e exercícios técnicos interpretativos direcionados à saúde da oboísta, para a prevenção e controle das restrições musculoesqueléticas geradas pela AR que afetam minha performance musical. A revisão da literatura permitiu o levantamento de informações sobre as limitações musculoesqueléticas prevalentes em músicos e de exercícios terapêuticos utilizados para tratar lesões da AR, especialmente nos membros superiores. Com base nessas informações, foi realizada a experimentação e avaliação da eficácia dos exercícios selecionados, que serviram como parâmetros para a manutenção da mobilidade das mãos e dedos, além da adaptação de exercícios técnicos-interpretativos aplicados à prática do oboé. A sistematização dessas práticas aliadas às técnicas de consciência corporal possibilitou a retomada da minha atuação como instrumentista permitindo a realização de performances consistentemente eficientes. Nesse processo de ressignificação da minha atuação enquanto intérprete foi fundamental observar o papel que os estados emocionais e psicológicos desempenham na prática instrumental musical. A ansiedade, a frustração e o estresse, comuns em momentos de intensa dedicação à música, podem influenciar diretamente a performance, desenvolvendo e acentuando limitações físicas que impactam a expressão musical. Assim, observa-se a necessidade de desenvolver e aplicar práticas voltadas à saúde e o bem-estar dos instrumentistas, promovendo uma visão mais holística da performance musical. O equilíbrio dos aspectos físicos, emocionais e mentais é fundamental para o desenvolvimento artístico pleno, permitindo o aprimoramento sustentável das habilidades técnicas e interpretativas, além de promover a saúde integral do músico. |
Abstract: | The quality and longevity of an instrumentalist's career are closely linked to their health. As musicians strive to improve their technical and artistic skills, they often face pressures that can affect their physical, mental, and emotional stability and integrity. Among the injuries that directly impact the performance of instrumentalists is rheumatoid arthritis (RA), a chronic inflammatory disease that affects the joints, causing pain, swelling, and stiffness. These physical limitations result in restricted joint mobility and loss of muscle strength, compromising musical performance and raising uncertainties about the individual's ability to continue their professional activities as an instrumentalist. This work presents an autoethnographic case study of my personal experience with the musculoskeletal limitations caused by rheumatoid arthritis (RA), which reshaped my perspective as a musician. The aim of this research was to systematize the practice of auxiliary techniques and technical-interpretive exercises focused on the oboist's health, in order to prevent and manage the musculoskeletal restrictions caused by RA that affect my musical performance. The literature review gathered information on prevalent musculoskeletal limitations in musicians and therapeutic exercises used to treat RA injuries, particularly in the upper limbs. Based on this information, experimentation and evaluation of selected exercises were conducted, serving as parameters for maintaining hand and finger mobility, as well as adapting technical-interpretive exercises applied to oboe performance. The systematization of these practices, combined with body awareness techniques, enabled me to resume my role as an instrumentalist, allowing for consistently effective performances. In this process of re-signifying my role as a performer, it was essential to recognize the role that emotional and psychological states play in musical performance. Anxiety, frustration, and stress, which are common in periods of intense musical dedication, can directly influence performance, exacerbating physical limitations that impact musical expression. Thus, there is a need to develop and implement practices focused on the health and well-being of instrumentalists, promoting a more holistic view of musical performance. The balance of physical, emotional, and mental aspects is essential for full artistic development, enabling the sustainable enhancement of technical and interpretative skills, while promoting the musician's overall health. |
Palavras-chave: | Oboé - Instrumento musical Saúde do músico - Limitações musculoesuqeléticas Performance musical Artrite reumatoide - Exercícios terapêuticos Artrite reumatoide - Exercícios técnicos Oboe Musician's health Musculoskeletal limitations Rheumatoid arthritis Therapeutic exercises Technical exercises Musical performance |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34289 |
Data do documento: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SandraPaolaRomeroRojas_Dissert.pdf | 15,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons