Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Adriana Gomes de Lima-
dc.date.accessioned2018-02-22T12:43:09Z-
dc.date.available2017-02-06-
dc.date.available2018-02-22T12:43:09Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3430-
dc.description.abstractThe present study speaks of children’s sexuality during their early childhood, which - despite being an extremely relevant theme - is still surrounded by a great deal of taboo and misgiving by the educators and also of families. For the most part, this is due to the lack of information or even some misconceptions concerning the aforementioned subject, which prompted the question that leads the project: what is the conception of sexuality for the teachers of Primary School? In order to seek understanding for such question, we did some readings outlining a brief discussion about human and children’s sexuality and engaged in dialogues with authors who discuss the role of the educators in the development of the latter. As a methodological path, the study used a qualitative approach, collecting data through survey forms which were answered by six teachers from public and private schools in the metropolitan area of the city of João Pessoa. In the end, through the data analysis, it was highlighted that the teachers who took part in the survey presented a good level of knowledge of the theme regarding children’s sexuality and held the belief that children do manifest their sexuality. We were led to the conclusion that sexuality is a phenomenon which is inherent to life and people are born with, being slowly developed overtime and suffering great influence from the family and the sociocultural environment in which the individual is inserted. This research can serve as basis for future studies, bearing in mind it is a theme of utmost relevance in the area of Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-22T12:43:09Z No. of bitstreams: 1 AGLC06122017.pdf: 648631 bytes, checksum: f470bdb5ff48de7604c2c6cbf4e58b78 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-22T12:43:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGLC06122017.pdf: 648631 bytes, checksum: f470bdb5ff48de7604c2c6cbf4e58b78 (MD5) Previous issue date: 2017-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSexualidade infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPapel do pedagogopt_BR
dc.titleSexualidade infantil: concepções e práticas de professoras da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre a sexualidade das crianças na pequena infância, tema bastante relevante, mas rodeado de tabus e receios por parte de muitas educadoras e também das famílias. Em parte, isso se deve à falta de informação ou mesmo por informações equivocadas que se tem sobre o tema. Diante disso, surgiu a questão que norteia esse trabalho: qual a concepção de sexualidade de professoras da Educação Infantil? Para buscar compreender tal questão, foram realizadas leituras traçando uma breve discussão acerca da sexualidade humana e a sexualidade infantil, assim como, foram realizados diálogos com autores que discutem sobre o papel do pedagogo diante do processo de desenvolvimento da sexualidade na pequena infância. Como percurso metodológico, o trabalho utilizou uma abordagem qualitativa, com a coleta de dados realizada através de questionários, tendo como sujeitos, seis professoras de escolas públicas e privadas da grande João Pessoa. Ao final, com a análise de dados, evidenciou-se que as professoras que participaram deste estudo apresentam um bom nível de conhecimento acerca do tema da sexualidade infantil e também acreditam que as crianças tem sexualidade. Conclui-se que a sexualidade é inerente à vida e já nascemos com ela, sendo desenvolvida aos poucos, recebendo forte influência da convivência com a família e o meio sociocultural ao qual está inserido. A pesquisa realizada poderá servir de base para estudos futuros, tendo em vista que se trata de uma temática bastante pertinente na área de educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGLC06122017.pdf633,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.