Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34314
Tipo: | TCC |
Título: | A literatura infantojuvenil e suas implicações na formação de leitores |
Autor(es): | Oliveira, Francisca Almeida de |
Primeiro Orientador: | Silva, Henrique Miguel de Lima |
Primeiro Coorientador: | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de |
Resumo: | A literatura infantojuvenil é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e críticas de jovens leitores, contribuindo para a formação de cidadãos mais reflexivos e empáticos. Ao permitir que crianças e adolescentes explorem diferentes mundos e realidades, a leitura desperta a imaginação e promove o pensamento crítico. Ademais, em um contexto onde as tecnologias digitais frequentemente competem com os livros, é cada vez mais importante desenvolver práticas de mediação literária que incentivem o hábito de ler. Programas educacionais e práticas de incentivo à leitura, quando aplicados de maneira abrangente em contextos escolares e familiares, têm o potencial de estimular a construção de leitores críticos. Diante disso, este estudo consiste em uma revisão bibliográfica acerca da literatura e das possíveis estratégias de mediação que efetivamente despertem o interesse pela leitura e promovam o engajamento de crianças e adolescentes no ato de ler. Para tanto, utiliza-se uma revisão de obras publicadas nos últimos seis anos, almejando analisar como o contato com a literatura infantojuvenil contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos jovens. Além disso, examina práticas pedagógicas de incentivo à leitura que se mostram eficientes na construção de leitores reflexivos e independentes, promovendo uma educação literária que valoriza o pensamento crítico e a ampliação do repertório cultural em diversos contextos educacionais e sociais. |
Abstract: | Children's and young adult literature is an essential tool for developing the cognitive, social, and critical skills of young readers, contributing to the formation of more reflective and empathetic citizens. By allowing children and adolescents to explore different worlds and realities, reading awakens the imagination and promotes critical thinking. Furthermore, in a context where digital technologies often compete with books, it is increasingly important to develop literary mediation practices that encourage the habit of reading. Educational programs and practices to encourage reading, when applied comprehensively in school and family contexts, have the potential to stimulate the development of critical readers. In view of this, this study consists of a bibliographic review on literature and possible mediation strategies that effectively awaken interest in reading and promote the engagement of children and adolescents in the act of reading. To this end, a review of works published in the last six years is used, aiming to analyze how contact with children's and young adult literature contributes to the development of young people's cognitive skills. Furthermore, it examines pedagogical practices to encourage reading that have proven to be effective in developing reflective and independent readers, promoting a literary education that values critical thinking and the expansion of cultural repertoire in various educational and social contexts. |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil Formação de leitores |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34314 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FAO09122024.pdf | 454,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons