Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34318
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estratégias de leitura no processo de alfabetizar letrando com alunos do 3º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Rodrigues , Sandra Maria Belo |
Primeiro Orientador: | Silva, Sônia Maria Cândido da |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias de leitura no processo de alfabetizar letrando com alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, diante das dificuldades de leitura e compreensão leitora nas aulas de Língua Portuguesa, observadas comumente em educandos egressos do ciclo de alfabetização e que precisam avançar para além da decodificação linguística. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter intervencionista, tomando como princípio a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). O embasamento teórico dialoga com documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998); autoras(es) da área da Linguística, como: Soares (2014; 2016; 2021), Tfouni (1998); Solé (1998); Marcuschi (2008; 2010); e da Literatura, como: Cosson (2018), Coelho (2000); Zilberman (2003), entre outros. A intervenção foi desenvolvida em uma turma composta por 27 alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, numa escola pública de João Pessoa – PB, tendo sido aplicada em três etapas: avaliação diagnóstica inicial; oficinas pedagógicas a partir do ensino de estratégias de leitura proposto por Solé (1998), com a utilização dos gêneros poema, fábula, contos e histórias em quadrinhos, visando ao aprimoramento não só das habilidades de leitura, mas também buscando trabalhar a cultura letrada de acordo com a realidade da turma; e uma avaliação diagnóstica final. Os resultados coletados tanto entre as avaliações diagnósticas inicial e final, como nas análises das oficinas, revelaram avanços significativos no trabalho com estratégias de leitura, ao oportunizar momentos de compreensão leitora e reflexão por parte dos educandos sobre a percepção de sua capacidade de construírem novos aprendizados na qualidade de protagonistas da sua própria aprendizagem, o que confirma a relevância da escola no incentivo do hábito da leitura e do ensinar a partir de estratégias pedagogicamente direcionadas. |
Abstract: | The objective of this work is to analyze reading strategies in the process of teaching reading and literacy to third-graders given the reading comprehension difficulties – commonly observed in Portuguese language classes – of students who have completed their reading and writing learning cycle and need to advance beyond decoding language. To achieve that objective, a qualitative interventionist research was conducted, based on content analysis, following Bardin (2011). The theoretical framework dialogs with Brazilian official documentation, such as the National Common Core Curriculum – BNCC (Base Nacional Comum Curricular, in Portuguese) (Brasil, 2017) and the National Curriculum Parameters – PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais, in Portuguese) (Brasil, 1998); also, authors in the field of Linguistics, such as Soares (2014; 2016; 2021), Tfouni (1998); Solé (1998); Marcuschi (2008; 2010); and Literature, such as: Cosson (2018), Coelho (2000); Zilberman (2003), among others. The work was developed in a public elementary school in the city of João Pessoa, state of Paraíba, Brazil, and involved 27 students in a third-grade class, in three phases: initial diagnostic assessment; pedagogical workshops to teach reading strategies as proposed by Solé (1998), with the use of poems, fables, short stories and comics to improve the students’ reading skills as we worked with literate culture suitable to the group’s reality; and a final diagnostic assessment. The results collected both from the diagnostic assessments and from the workshops show significant advances in the work with reading strategies, as students were provided with the opportunity to practice reading comprehension and reflect on their perception of their capacity to become the protagonists of their own learning, which confirms the relevance of the school in fostering the habit of reading, and the importance of teaching based on pedagogy-driven strategies. |
Palavras-chave: | Estratégias de leitura Letramentos Ensino fundamental I |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34318 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SandraMariaBeloRodrigues_Dissert.pdf | DISSERTAÇÃO | 17,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
SandraMariaBeloRodrigues_Termo.pdf | TERMO | 172,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
SandraMariaBeloRodrigues_Ficha.pdf | FICHA | 2,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons