Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Angela Maria Balbino de-
dc.creatorSilva, Neide Ferreira da-
dc.date.accessioned2018-02-22T12:54:04Z-
dc.date.available2017-12-15-
dc.date.available2018-02-22T12:54:04Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3432-
dc.description.abstractSchool Management in the field of Youth and a Adults Education, its role in construction of a Democratic and active Management. Construction of the social historic journey of the school management within our contry, emphasizing to the main aspects to the consolidation of a management that excels for a critical rflection of the world around us. Following we try to realize the basic concepts of our reflection; and than investigate conceptually how come it has to be used the vision of a management that privileges effective paticipation of all the social actores involved in the school community. Our studying field contempled the EJA; We choose to acomplish a qualitative search using observation and interview tecnics. Looking to answer our objective outlined in our planning, our field of search was the Teacher Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity secondary public school where 7 people were interviewed, like 2 managers and 5 studants. This search was substantiated in the works of Libâneo (2004); Santos e Moreira (2016); Minayo (2001), among athers authors consulted as a thcorical reference to subsidize the analysis once that they defend a School management by the participation and democratic and participative model, and try to use it, but we observe the diffiwties. But the presence of the management with the clienteles enables the reality of the clientele, that corroborates a management action based on democracy and participation in the area of significant improvement of the EJA shifts to make sure the inclusion and respect for their specificities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-22T12:54:04Z No. of bitstreams: 1 AMBJ15122017.pdf: 4152436 bytes, checksum: 6f7338edc0d6c141257a134cf00a165b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-22T12:54:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMBJ15122017.pdf: 4152436 bytes, checksum: 6f7338edc0d6c141257a134cf00a165b (MD5) Previous issue date: 2017-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.titleA gestão escolar democrática na educação de jovens e adultos: um estudo na Escola E. E. F. M. professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Buritypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quezia Vila Flor-
dc.description.resumoA Gestão Escolar no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, seu papel na construção de uma Gestão Democrática e Participativa. Construção da trajetória histórica social da gestão escolar em nosso país, dando ênfase aos aspectos fundamentais para a consolidação de uma gestão que prima pela reflexão crítica do mundo a nossa volta. Em seguida tratamos traçar os conceitos basilares de nossa reflexão; para assim investigar conceitualmente como deve ser colocada em prática uma visão de gestão que privilegia a participação efetiva de todos os atores sociais envolvidos na comunidade escolar. Nosso campo de estudo contemplou a modalidade da EJA; optamos por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizamos técnicas de observação e entrevista. Buscando responder nossos objetivos traçados no nosso planejamento, nosso campo de pesquisa foi Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, da rede pública de ensino, onde participaram das entrevistas 7 pessoas, sendo 2 gestores e 5 alunos. Esta pesquisa foi fundamentada nas obras de Libâneo (2004); Santos e Moreira (2016); Minayo (2001), entre outros autores que foram consultados como referencial teórico para subsidiar a análise, uma vez que estes defendem a Gestão Escolar como meio de participação e democratização do ensino no âmbito escolar. Durante as pesquisas, percebemos que a gestão escolar tem conhecimento do modelo de gestão democrática e participativa, e tenta colocá-la em prática, porém observamos as dificuldades presentes. Mas a presença da Gestão junto à clientela possibilita a tomada de decisões coerentes com a realidade da clientela, o que corrobora com uma ação gestora pautada na democracia e na participação no âmbito da melhora significativa das turmas da EJA, para lhes assegurar inclusão e respeito às suas especificidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMBJ15122017.pdf4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.