Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34330
Tipo: TCC
Título: A Internacionalização do ensino médio na Paraíba : percepções dos estudantes sobre o Projeto Conexão Mundo
Autor(es): Carneiro, Maria Natália de Souto
Primeiro Orientador: Ponte, Andrea Silva
Resumo: Esta pesquisa busca compreender as crenças dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual em relação ao Projeto Conexão Mundo, uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba. O projeto integra as ações de Internacionalização da Educação Básica, promovendo interações sociais e culturais, estimulando o autoconhecimento e aprimorando o domínio de línguas estrangeiras. Assim, amplia-se as oportunidades profissionais dos estudantes, através do intercâmbio estudantil. O objetivo principal desta investigação é identificar as crenças dos estudantes sobre o intercâmbio e como elas influenciam diretamente na adesão ao projeto. Além disso, procura-se entender quais fatores, impactam no engajamento dos estudantes, apontando caminhos que possam tornar a internacionalização do Ensino Médio na Paraíba mais eficaz. Para alcançar esses objetivos, realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e utilizamos a abordagem quantitativa para a análise dos dados. Neste estudo, utilizamos a teoria de Coelho (2006) sobre as crenças relacionadas ao ensino-aprendizagem. No que diz respeito às crenças no processo de formação do sujeito, abordamos as teorias de Pátaro (2007), Martins e Branco (2001) e Bourdieu (2015). A partir da análise dos dados, buscamos identificar elementos que auxiliem na tomada de decisão, além de apontar sugestões e estratégias que incentivem uma participação plena dos estudantes da rede pública do Estado da Paraíba no Projeto Conexão Mundo.
Abstract: Esta investigación busca comprender las creencias de los estudiantes del 2o año de la Enseñanza Media de una escuela pública estatal en relación al Proyecto Conexión Mundo, una iniciativa del Gobierno del Estado de Paraíba. El proyecto integra las acciones de internacionalización de la educación básica, promoviendo interacciones sociales y culturales, estimulando el autoconocimiento y mejorando el dominio de idiomas extranjeros. Así, se amplían las oportunidades profesionales de los estudiantes, a través del intercambio estudiantil. El objetivo principal de esta investigación es identificar las creencias de los estudiantes sobre el intercambio y cómo influyen directamente en la adhesión al proyecto. Además, se busca entender qué factores impactan en el compromiso de los estudiantes, señalando caminos que pueden hacer la internacionalización de la Enseñanza Media en Paraíba más eficaz. Para alcanzar estos objetivos, realizamos una investigación de naturaleza aplicada, descriptiva y utilizamos el enfoque cuantitativo para el análisis de los datos. En este estudio, utilizamos la teoría de Coelho (2006) sobre las creencias relacionadas con el aprendizaje. En lo que respecta a las creencias en el proceso de formación del sujeto, abordamos las teorías de Pátaro (2007), Martins e Branco (2001) y Bourdieu (2015). Desde el análisis de los datos, buscamos identificar elementos que ayuden en la toma de decisiones, además de señalar sugerencias y estrategias que alienten una participación plena de los estudiantes de la red pública del Estado de Paraíba en el Proyecto Conexión Mundo.
Palavras-chave: Crenças
Internacionalização
Ensino médio
Projeto Conexão Mundo
Creencias
Internacionalización
Enseñanza media
Proyecto Conexión Mundo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34330
Data do documento: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carneiro, Maria Natália de Souto Carneiro TCC.PDF1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons