Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34335
Tipo: | Dissertação |
Título: | A coesão referencial: uma proposta didática aplicada ao 7º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Ribeiro , Talita Alves de Souza |
Primeiro Orientador: | Lima, Fernanda Barboza de |
Resumo: | O presente trabalho teve por finalidade discutir acerca da importância das relações coesivas para a construção de um texto escrito. Para isso, nos debruçamos sobre os processos de coesão, a fim de investigar as estratégias de referenciação utilizadas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com vistas a ampliação das habilidades de escrita, no tocante à coesão referencial. Dessa forma, ancorados em Antunes (2003), Marcuschi (2002), Geraldi (2003), Soares (1998), os PCN de Língua Portuguesa (1996), a BNCC (2018), entre outros textos, discutimos sobre o ensino de escrita de gêneros diversos; e recorremos a Antunes (2010, 2005), Fávero (2002, 2006), Koch (1994, 2000), Cavalcante (2017, 2022), entre outros autores, para pensarmos sobre as estratégias de coesão textual, em especial, os processos de referenciação importantes para a composição de textos. Quanto aos procedimentos, utilizamos pesquisa bibliográfica, pois consultamos textos que embasaram nossas reflexões teóricas e documentos orientadores do ensino de língua, e pesquisa-ação, pois nos envolvemos nas situações práticas da pesquisa, formulando estratégias de ação e refletindo coletivamente sobre elas. Assim, por meio de aplicações de oficinas, buscamos perceber como alunos utilizavam estratégias de referenciação na produção de textos, para assim, pensarmos em atividades que, por ventura, pudessem dirimir os maiores problemas observados. Compreendemos, com a expêriencia vivenciada, que o desenvolvimento da competência escrita é criado a partir de estímulos, e a forma como o professor trabalha com a escrita em sala de aula colabora e muito para se criar uma geração de produtores textuais competentes, habituada a escrever, com uma linguagem mais coerente, coesiva e adequadas às diversas situações comunicativas. Acreditamos que o procedimento didático aplicado contribuiu para a ampliação da competência leitora e escrita dos alunos envolvidos no processo, colaborando, assim, para sua formação escolar e cidadã. |
Abstract: | The purpose of this work was to discuss the importance of cohesive relationships for the construction of a written text. To this end, we focused on cohesion processes, in order to investigate the referencing strategies used by students in the 7th year of Elementary School, with a view to expanding their writing skills, in terms of referential cohesion. Thus, anchored in Antunes (2003), Marcuschi (2002), Geraldi (2003), Soares (1998), the Portuguese Language PCN (1996), the BNCC (2018), among other texts, we discuss the teaching of writing of different genres; and we turned to Antunes (2010, 2005), Fávero (2002, 2006), Koch (1994, 2000), Cavalcante (2017, 2022), among other authors, to think about textual cohesion strategies, in particular, the processes of important referencing for text composition. As for procedures, we used bibliographical research, as we consulted texts that supported our theoretical reflections and documents guiding language teaching, and action research, as we got involved in practical research situations, formulating action strategies and collectively reflecting on them. Thus, through workshop applications, we sought to understand how students used referencing strategies in the production of texts, so that we could think about activities that, perhaps, could solve the biggest problems observed. We understand, with experience, that the development of writing competence is created from stimuli, and the way in which the teacher works with writing in the classroom contributes greatly to creating a generation of competent textual producers, accustomed to writing , with a more coherent, cohesive language suitable for different communicative situations. We believe that the didactic procedure applied contributed to expanding the reading and writing competence of the students involved in the process, thus contributing to their academic and civic education. |
Palavras-chave: | Ensino de língua portuguesa Escrita Coesão textual Referenciação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34335 |
Data do documento: | 17-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TalitaAlvesdeSouzaRibeiro_Dissert.pdf | DISSERTAÇÃO | 4,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TalitaAlvesdeSouzaRibeiro_Termo.pdf | TERMO | 173,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons