Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34336
Tipo: Dissertação
Título: A (re)escrita do gênero autobiografia na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Pontes, Vanessa Araújo Barbosa de
Primeiro Orientador: Silva, Fábio Pessoa da
Resumo: A produção escrita de gêneros nas aulas de Língua Portuguesa, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ainda impõe um grande desafio aos professores, apesar de toda a didática e todo o aporte teórico já construído até hoje. Tal modalidade de ensino, de acordo com os documentos oficiais nacionais, tem como objetivo dar oportunidade de aprendizagem àqueles sujeitos que ficaram à margem da escolarização. No caso da língua portuguesa, oferecer acesso a um conhecimento legítimo quanto à oralidade, leitura e escrita àqueles estudantes jovens e adultos que, por algum motivo, não frequentaram a escola em idade apropriada. Diante dessa realidade, a EJA é uma modalidade que necessita de visões e práticas metodológicas diferenciadas, especialmente quando se trata do ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Pensando nisso, escolhemos trabalhar com o gênero textual autobiografia, por acreditarmos que escrever o que se viveu/vive seja um caminho para o desenvolvimento de uma escrita autônoma e efetiva. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de escrita do gênero autobiografia por alunos da EJA, IV ciclo do Ensino Fundamental, a partir de uma proposta interventiva em sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter intervencionista e de abordagem qualitativa. O processo de constituição dos dados deu-se por meio do desenvolvimento e da aplicação de uma sequência didática para ensinar a produção escrita do gênero autobiografia, em uma turma da EJA de uma escola pública do município de Juripiranga-PB. A fundamentação teórica baseia-se nos documentos oficiais, principalmente, LDB (Brasil, 1996) e BNCC (Brasil, 2018); em autores da educação, Gadotti (2011) e Silva (2015), e da Linguística, Bakhtin (2011), Marcuschi (2005, 2008), Antunes (2010), Serrano (1994), Costa (2014), Koch e Elias (2014; 2021). Os resultados do trabalho desenvolvido indicam, entre outros pontos, avanços que favoreceram o desenvolvimento da habilidade de escrita do gênero autobiografia, por meio da sequência didática, principalmente no que diz respeito aos aspectos globais do texto. Por fim, a pesquisa traz como produto um compilado de textos autobiográficos, produzidos pelos alunos participantes desta pesquisa.
Abstract: The written production of genres in Portuguese language classes, in Youth and Adult Education (EJA), still poses a great challenge to teachers, despite all the teaching and theoretical support already built to date. This teaching modality, according to official national documents, aims to provide learning opportunities to those subjects who were left out of schooling. In the case of the Portuguese language, offering access to legitimate knowledge regarding speaking, reading and writing to those young and adult students who, for some reason, did not attend school at an appropriate age. Given this reality, EJA is a modality that requires different methodological views and practices, especially when it comes to teaching/learning reading and writing. With this in mind, we chose to work with the autobiography textual genre, as we believe that writing what one has experienced is a path to developing autonomous and effective writing. Thus, this research aims to investigate the process of writing the autobiography genre by EJA students, IV cycle of Elementary School, based on an intervention proposal in the classroom. Methodologically, it is action research, interventionist in nature and with a qualitative approach. The process of constituting the data took place through the development and application of a didactic sequence to teach the written production of the autobiography genre, in an EJA class at a public school in the city of Juripiranga-PB. The theoretical foundation is based on official documents, mainly LDB (Brazil, 1996) and BNCC (Brazil, 2018); in education authors, Gadotti (2011) and Silva (2015), and Linguistics, Bakhtin (2011), Marcuschi (2005, 2008), Antunes (2010), Serrano (1994), Costa (2014), Koch and Elias (2014; 2021). The results of the work developed indicate, among other points, advances that favored the development of writing skills in the autobiography genre, through the didactic sequence, mainly with regard to the global aspects of the text. Finally, the research brings as a product a compilation of autobiographical texts, produced by the students participating in this research.
Palavras-chave: EJA
Escrita
Reescrita
Gênero autobiografia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34336
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaAraújoBarbosadePontes_Dissert.pdfDISSERTAÇÃO9,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
VanessaAraújoBarbosadePontes_Termo.pdfTERMO176,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons