Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Alanna Maria Santos-
dc.date.accessioned2018-02-22T13:32:37Z-
dc.date.available2017-12-15-
dc.date.available2018-02-22T13:32:37Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3434-
dc.description.abstractThis work, with a focus on History of Education, aims to report the aspects of Public Instruction at the primary level during the historical cut of the First Republic, broadening the understanding of the current school organization, particularly with regard to the hygienist discourse in the school . This study investigates the multiple discourses produced and constructed socially about childhood in Parahyba do Norte, and what it elucidated about children and their education in their formation process, inserting themselves in the field of knowledge about childhood in perspective Of the Cultural History of Education, focusing on children's education and hygienic precepts. For this purpose, the pedagogical journal O EDUCADOR - Orgam do Primary Teacher is used as a source for research in the area of the History of Education that addresses issues of public education and school hygiene in titles in the historical period of 1921 and 1922, that is, period Corresponding to the First Republic. We tried to understand how the Public Instruction in Parahyba was given from the norms and purposes that governed the teaching during that time, as well as the role played by educators and educators from the analysis of school practices. In the research, we analyze the contents of the discourse and doctor and the school practices on the public education produced in the pedagogical press in the decade of 20. The methodology used is anchored in the history of the education and the analysis of the discourse, in the analytical perspective of Michel Foucault, through archeology and genealogy. The documentary source points out meanings attributed to childhood, as well as to its teaching and learning process. With this work we intend to make public the results and discoveries we have learned from the newspaper O EDUCADOR, expanding the understanding of this time and the mechanisms that instituted the hygienist discourse in Parahyba, thus deepening the knowledge and skills for research in History of Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-22T13:32:37Z No. of bitstreams: 1 AMSB15122017.pdf: 1308845 bytes, checksum: 95bfdcdfb126375c9b6c30e572bd7220 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-22T13:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMSB15122017.pdf: 1308845 bytes, checksum: 95bfdcdfb126375c9b6c30e572bd7220 (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.subjectPrimeira repúblicapt_BR
dc.subjectHigienismopt_BR
dc.titleCivilização e república: o discurso médico higienista sobre a infância na Parayba do Norte (1921-1922)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nadia Jane de-
dc.description.resumoEste trabalho, com área de concentração em História da Educação, tem por objetivo relatar os aspectos da Instrucção Pública no nível primário durante o recorte histórico da Primeira República, ampliando o entendimento da organização escolar vigente, particularmente no que diz respeito ao discurso higienista na escola. O estudo realizado investiga os múltiplos discursos produzidos e construídos socialmente sobre a infância na Parahyba do Norte, e o que o mesmo elucidou sobre as crianças e a sua educação em seu processo de formação, inserindo-se no campo do conhecimento sobre a infância na perspectiva da História Cultural da Educação, com foco na educação infantil e nos preceitos higiênicos. Para isso, é utilizado como fonte para a pesquisa na área da História da Educação o jornal pedagógico O EDUCADOR – Orgam do Professorado Primario que aborda questões da instrução pública e da higiene escolar em títulos no período histórico de 1921 e 1922, ou seja, período correspondente á Primeira República. Procuramos entender como se deu a Instrucção Pública na Parahyba a partir das normas e finalidades que regiam o ensino durante essa época, como também, o papel desempenhado pelas educadoras e educadores a partir da análise das práticas escolares. Na investigação, analisamos o conteúdo do discurso e médico e as práticas escolares sobre a instrução pública produzidos na imprensa pedagógica paraibana durante a década de 20. A metodologia utilizada está ancorada na história da educação e na análise do discurso, na perspectiva analítica de Michel Foucault, através da arqueologia e genealogia. A fonte documental aponta significados atribuídos à infância, bem como ao seu processo de ensino e aprendizagem. Com este trabalho pretendemos tornar público os resultados e descobertas que aprendemos do jornal O EDUCADOR, expandindo a compreensão desse tempo e os mecanismos que instituíram o discurso higienista na Parahyba, aprofundando desta maneira os conhecimentos e competências para a pesquisa em História da Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMSB15122017.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.